Selenium WebDriver – Instalação

O WebDriver é uma API que permite a execução de ações nos navegadores em que é suportado. Por ser uma API, ele é integrado ao Selenium, que é um framework que permite a execução testes automatizados em aplicações web.
Neste primeiro post, vamos aprender a instalar o Selenium WebDriver, junto com as ferramentas que serão necessárias: Eclipse, Selenium Client & WebDriver Language Bindings Java e Firefox.

Instalação
O Eclipse é uma plataforma de desenvolvimento de software livre, baseada em Java. Para realizar o download do Eclipse, acesse este link  e escolha a opção de acordo com o seu sistema operacional.
Após o término do download, você deve abrir o executável e selecionar a opção Eclipse IDE for Java EE Developers para instalação, conforme a imagem abaixo.
 

Selecionar Eclipe
Tela para seleção do eclipse a ser instalado
 
Logo após ter selecionado o Eclipse, você deve escolher a pasta onde ele será instalado.
 
Selecionar Instalação
Tela para seleção do caminho de instalação
 
Depois do Eclipse ter sido instalado, devemos instalar Selenium Client & WebDriver Language Bindings Java, acessando este link, e selecionando a opção Java, que será a linguagem que vamos utilizar.
 
Java Selenium
Tela de seleção da linguagem Java do Selenium Client & WebDriver Language Bindings
 
Após sua instalação, devemos extrair o arquivo baixado no diretório C: (exemplo C:selenium-2.48.2). Assim que finalizado, ao entrar no diretório criado, ele deverá conter os arquivos extraídos, conforme imagem abaixo.
 
ArqExtraidoSelenium
Pasta com os arquivos extraídos do selenium
 
Finalizada a instalação do Eclipse e do Selenium Client, vamos instalar o browser Firefox, que será o navegador que utilizaremos nos nossos exemplos de testes. O link para download do Firefox é https://www.mozilla.org/pt-BR/firefox/new/. Após instalado, deve-se instalar o plugin do firebug através do link.
Para que o WebDriver funcione corretamente, você deve ter instalado em sua máquina o JDK do Java. Caso você não possua o JDK instalado, acesse este link (Ao baixar o eclipse 32 bits, baixar o JDK 32 bits).
Com todas essas ferramentas instaladas, estamos prontos para configurar e criar os nossos scripts de testes. Aguardem os nossos próximos posts!
Até a próxima!

0 comentários
  1. André, parabéns pela iniciativa, tenho pouco tempo na área de testes e minha maior vontade é automatizar alguns testes no meu trabalho, mas nunca acho um tutorial completo e que realmente me ensine de como montar os scripts e aplicar no meu cenário. Aguardando os próximos posts, abs

    1. Obrigado Wilson, fique atento que nas próximas semanas explicaremos como configurar e criação de exemplos de scripts. Se tiver alguma dúvida, é só entrar em contato com a gente. 🙂

      1. Prezado André,
        Boa tarde.
        Parabéns pelas suas postagens. Sou graduando em Engenharia de Computação e Informação 10º período e estou escrevendo o meu projeto final em Teste de Software com Selenium. E não tive muito contato com a parte de testes de software e neste sentido, gostaria de obter mais informações sobre o assunto e também informações de como converter um caso de testes em script Selenium se possivel. Dese já agradeço.
        Att,

      2. NeanderthalDo you have the link to the chart you put together with evr&eoney#8217;s predictions? Any chance you might want to throw in the most recent data and see how the predictions are holding up???

    1. Obrigado Eduardo, nos próximos posts iremos publicar exemplos de scripts de testes com C#, e também citaremos como é a instalação no Visual Studio. Aproveite, e cadastre-se no blog para receber nossos newsletter. Abraços, qualquer dúvida é só entrar em contato 🙂

      1. Muito bom André! !!
        Uma ótima explicação.. Não tem como não aprender. ..
        Tbm como o Eduardo falou estou interessada e muitoooooo para os script c#..
        Já me inscrevi. . E espero ansiosa para as próximas pastagens.

        1. Obrigado Fernanda, pelo feedback e também por ter inscrito para receber as novidades do blog. Fique ligada que também teremos novos assuntos futuramente. 🙂

  2. Parabéns André, muito bom.
    Já me inscrevi, conto com os próximos posts. Vejo a necessidade de dominar a automação de testes com Selenium. Ficarei no aguardo!

  3. Opa, muito bom o post, só um detalhe, sou analista de configuração,e atuo com testes também. Pelo fato de ser deficiente visual, percebi que, no texto constam citações para imagens, que, para nós cegos, são inacessíveis. Seria possível descrevê-las nos posts? Para que nós, com deficiência visual, possamos compreender com maior exatidão os passos? Obrigado pelo apoio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: