Selenium Webdriver – Instalação, Configuração e Teste Inicial com C#

No post dessa semana, iremos falar sobre a instalação, configuração e também como criar um teste simples com Selenium Webdriver no Visual Studio. Você já deu uma olhada nos nossos outros posts sobre esse assunto?

Inicialmente, vamos criar um projeto no Visual Studio, após abrir o programa acionaremos File > New > Project. No template Visual C# acionaremos o link Test e por fim o projeto Unit Test Project. Após esses passos, iremos dar nome a nosso projeto (para este exemplo, o nome será “TakeTestExemplo”) e acionar OK.

Criando-Projeto

Criando Projeto

Com o projeto criado, teremos a tela inicial com uma classe de teste criada [TestClass] e, dentro do método de teste [TestMethod], iremos escrever nosso primeiro test. Mas antes, vamos instalar o Selenium Webdriver e algumas ferramentas interessantes, que irão nos auxiliar nos testes.

Para instalar o Selenium Webdriver no nosso projeto, clicaremos com o botão direito no projeto e acionaremos a opção “Manage NuGet Packages…”. Com a tela de pesquisa de plug-ins aberta, iremos procurar por “Selenium.Webdriver” e “Selenium.Support” e instalaremos ambos clicando no botão Instalar.

Instalação do Webdriver no VS

Instalação do Webdriver no VS

Após instalar o Selenium, iremos instalar o Chrome, que inicialmente será o navegador que usaremos para os testes. Pesquisaremos por “Webdriver.ChromeDriver.Win32” e instalaremos o plug-in.

Com isso teremos as configurações iniciais necessárias para criar nosso primeiro teste.

Após instalar e configurar o Webdriver no Visual Studio, iremos agora criar nosso teste de validação. O teste será bem simples: apenas verificar se na tela inicial do nosso blog existe o link “Sobre”.

Vamos então procurar o elemento “Sobre” na tela inicial. Com o blog aberto na página inicial, acionaremos o botão F12 e clicar sobre o link, conforme ilustrado abaixo:

Figura 5 - Exemplo de como pegar id no Firefox

Inspecionar Elemento

Com o ID do elemento encontrado, inicializamos o Chrome com o Visual Studio, inserindo o código abaixo:

Inicializa

Configurar Browser

Esse código inicializa o Chrome, aponta para a pagina inicial do blog e maximiza o navegador.

Vamos validar se o link é exibido após a inicialização. Para isso, verificaremos se o elemento com o ID pesquisado tem o texto esperado:

Inspeciona

Procurar Elemento “Sobre” na tela

Após a validação, basta fechar o browser:

FechaBrowser

Fechar Browser

O código ficara da seguinte forma:

CodCompleto

Código Completo

Com o teste inicial escrito, vamos executá-lo. Com a janela do Test Explorer em aberto acionaremos o botão Run All. Após o teste ser executado, a janela deve estar com o teste exibido com sucesso:

Final

Run do Test Explorer

Bom, galera, nesse post tentamos abordar de forma geral como  se instala, configura e escreve um teste bem simples no Visual Studio.

Acompanhe o blog que nas próximas semanas teremos PageObjects, métodos bem interessantes para refatoração de código e também testes mais complexos. Até lá!

 

por Sthanley Lima