Selenium WebDriver – Instalação

O WebDriver é uma API que permite a execução de ações nos navegadores em que é suportado. Por ser uma API, ele é integrado ao Selenium, que é um framework que permite a execução testes automatizados em aplicações web.

Neste primeiro post, vamos aprender a instalar o Selenium WebDriver, junto com as ferramentas que serão necessárias: Eclipse, Selenium Client & WebDriver Language Bindings Java e Firefox.

Instalação

O Eclipse é uma plataforma de desenvolvimento de software livre, baseada em Java. Para realizar o download do Eclipse, acesse este link  e escolha a opção de acordo com o seu sistema operacional.

Após o término do download, você deve abrir o executável e selecionar a opção Eclipse IDE for Java EE Developers para instalação, conforme a imagem abaixo.

 

Selecionar Eclipe

Tela para seleção do eclipse a ser instalado

 

Logo após ter selecionado o Eclipse, você deve escolher a pasta onde ele será instalado.

 

Selecionar Instalação

Tela para seleção do caminho de instalação

 

Depois do Eclipse ter sido instalado, devemos instalar Selenium Client & WebDriver Language Bindings Java, acessando este link, e selecionando a opção Java, que será a linguagem que vamos utilizar.

 

Java Selenium

Tela de seleção da linguagem Java do Selenium Client & WebDriver Language Bindings

 

Após sua instalação, devemos extrair o arquivo baixado no diretório C: (exemplo C:selenium-2.48.2). Assim que finalizado, ao entrar no diretório criado, ele deverá conter os arquivos extraídos, conforme imagem abaixo.

 

ArqExtraidoSelenium

Pasta com os arquivos extraídos do selenium

 

Finalizada a instalação do Eclipse e do Selenium Client, vamos instalar o browser Firefox, que será o navegador que utilizaremos nos nossos exemplos de testes. O link para download do Firefox é https://www.mozilla.org/pt-BR/firefox/new/. Após instalado, deve-se instalar o plugin do firebug através do link.

Para que o WebDriver funcione corretamente, você deve ter instalado em sua máquina o JDK do Java. Caso você não possua o JDK instalado, acesse este link (Ao baixar o eclipse 32 bits, baixar o JDK 32 bits).

Com todas essas ferramentas instaladas, estamos prontos para configurar e criar os nossos scripts de testes. Aguardem os nossos próximos posts!

Até a próxima!