STWC 2014 – Dia da Competição

Neste post, iremos compartilhar um pouco sobre o dia da etapa eliminatória da América do Sul da competição Software Testing World Cup 2014, que aconteceu no dia 19 de julho de 2014.

O tempo total da competição foi de três horas. Portanto, para que fosse possível executar a maior quantidade de tipos de teste, o gerenciamento do tempo foi imprescindível. O que nos ajudou muito nesse gerenciamento foi nossa estratégia, que compartilhamos no post STWC 2014 – Preparação para a competição. Durante o tempo definido, além de realizar todos os testes no software, era necessário cadastrar os defeitos encontrados e preencher o report de teste, para qual criamos o post STWC 2014 – Report.

Na edição de 2014 do STWC, o software testado foi o Snagit, uma extensão do Google Chrome que permite captura e edição de imagens, gravação de vídeos, entre outras funcionalidades. Durante todo o evento, tínhamos suporte para dúvidas, através do YouTube, tanto dos organizadores do evento quanto do PO do projeto do software que estava sendo testado.  

Imagem1

Suporte para as equipes através do YouTube

 

Para aproveitarmos ao máximo o tempo para testes, no dia do evento deixamos tudo preparado. Todos os dispositivos de testes já estavam prontos para o início dos testes, bem como o Report e divisão das tarefas (Mais detalhes sobre a estratégia aqui). Um dos integrantes ficou responsável pelo preenchimento do Report (mais detalhes  aqui) ao mesmo tempo em que os demais integrantes encontravam erros ou melhorias, utilizando o Google Docs. Além de incluir no documento os defeitos encontrados, era necessário cadastrá-los na ferramenta Pronq.

Ferramenta Pronq para cadastro de defeitos

Ferramenta Pronq para cadastro de defeitos

 

Antes do fim das três horas destinadas para a competição, o Report que foi preenchido durante o evento foi enviado, juntamente com um mindmap contendo informações sobre a estratégia de teste.

Foi uma experiência muito interessante participar da competição, em que tinhamos que trabalhar com um software totalmente novo para nossa equipe e o tempo todo sob pressão. Além disso, tanto o aprendizado sobre as funcionalidades quanto a execução dos testes precisavam acontecer em uma velocidade alta e de forma coordenada, para evitar que mais de um membro da equipe executasse a mesma tarefa.

Aprendemos muito tanto na preparação para o evento quanto no dia da competição. Estudamos sobre tipos de teste que não estávamos acostumados a utilizar no dia a dia, o que nos ajudou muito com ideias do que poderíamos aplicar futuramente na Take.net. Melhoramos nosso gerenciamento do tempo, além de ver na prática quão importante é o trabalho em equipe e uma boa comunicação entre os membros do grupo.

Foi uma ótima oportunidade para nos desenvolver profissionalmente, e esperamos ansiosamente pela próxima edição o/

Equipe de QA da Take.net participante da competição

Equipe de QA da Take.net participante da competição