STWC 2014 – Preparação para a competição

Neste post, iremos compartilhar um pouco da experiência que foi participar do STWC 2014 (Software Testing World Cup) e, mais especificamente, da preparação para o evento. O STWC é um torneio para todas as pessoas que atuam na área de testes em todo o mundo. Durante o STWC, as equipes competem com outros profissionais de todos os países. Na primeira edição da competição, que aconteceu em 2014, mais de 2.000 testadores de software se organizaram em 500 equipes, e o primeiro Campeão do Mundo veio do Brasil: a equipe CESAR, do Recife.


A equipe de QA da Take.net também teve representantes na competição, na equipe The Bug Busters, composta por André Dutra, Letícia Bomfin, Rhamon Avelino (agora atuando como PO) e Samantha Nunes. Nossa equipe conquistou o 4° lugar na etapa South America do STWC e recebemos uma premiação especial de “Most Useful Test Report”.
Para nossa preparação, assim que efetuamos o cadastro da nossa equipe na competição, criamos um pequeno “backlog” de atividades que teríamos que concluir até o dia do evento. Dentre essas atividades estava a criação da nossa estratégia para o dia do evento, pois eram apenas três horas para realizarmos todos os tipos de testes, reportar os bugs, criar o Report e o mindmap com a estratégia de teste.
O nosso backlog continha atividades que poderiam ser executadas antes da competição; por exemplo, a criação do report, modelo de cadastro de bug, modelo de cadastro de melhorias, xmind de estratégia de testes, divisão de tarefas para o dia da competição, preparação e “separação” dos dispositivos que poderíamos utilizar no dia, além de estudar outros tipos de testes e ferramentas que pudessem nos dar suporte.
Com esses modelos de documentos prontos até o dia da competição, teríamos mais tempo para a realização dos testes, pois no dia precisaríamos apenas de substituir as informações com os dados extraídos dos testes.
A partir de então, começamos a criar os modelos de arquivos que iríamos precisar no dia do evento, e o nosso principal foco foi o Report, que será discutido em um outro post, visto a importância de, além de encontrar bugs, descrever o passo-a-passo, o ambiente de testes, prints e vídeos (se necessário) para que qualquer um possa reproduzir o erro.
Logo após o report pronto, criamos o mindmap com as estratégias e testes que poderíamos realizar no dia,  o que na competição também resultaria em pontos extras. Como estamos vivendo uma época em que cada vez mais surgem aplicações para o ambiente mobile, criamos o modelo para aplicações mobile. Todos os documentos utilizados foram baseados em nossa experiências na Take.net, na área de QA e na ISO 9126 (Engenharia de software – Qualidade de produto).
Com essas atividades finalizadas, estávamos prontos para o dia da competição!
Nas próximas semanas, iremos disponibilizar o nosso Report e falar como foi a experiência no dia do evento.
[avatar user=”samantha” size=”80″ align=”left”]Co-autora[/avatar]

0 comentários
  1. Hey Suhas, we met last night at the Red Maple. The url is my website that runs through my old sco&7lh#821o;s server. It doesn’t work in IE though, you’ll have to use Firefox to view it. Let me know if you ever need any designs for any of your projects.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: