Testes em navegadores usando WebDriver no Mac

Hoje vamos iniciar uma nova sessão de posts que serão testes no MAC.

Para começar, você precisa de ter o Xamarin Studio instalado e também o JDK. Para saber se você já tem instalado, abra o terminal e digite “java -version”. Caso não tenha, baixe aqui.
Após isso, vamos criar um novo projeto. Então é só seguir File, New Solution –> vá em abrir uma nova janela –> na parte Other em .NET e escolha o projeto NUnit Library Project  e a linguagem C# –> em seguida, escolha um nome para seu projeto.


Vai abrir a janela do seu projeto e uma classe já com a estrutura do NUnit.
Agora temos que adicionar o pacote que precisamos. Clique em Packages com o botão direito –> Add Packages. Irá abrir a janela do NuGet.
Vamos adicionar o pacote de Selenium WebDriver.

Antes de começar a escrever o código, temos que baixar o Driver do navegador que deseja fazer os testes. Para o driver do Chrome, você consegue baixar por aqui e o driver do Firefox, é só baixar por aqui. O Safari não utiliza nenhum driver.
Uma coisa que quero deixar bem claro é a forma que deu certo pra mim. Eu pesquisei em muitos tutoriais, testei de várias formas diferentes, mas nenhuma funcionou.
O que deu certo pra mim: após o download do executável, extrair da pasta o arquivo. Agora vá na pasta onde foi criado o seu projeto e navegue para ./bin/debug e adicione o executável() nesta pasta.
Agora é hora de iniciar o código.O NUnit usa atributos. O “TestFixture” é um atributo que irá marcar que a classe contém atributo de testes, configuração, etc.
Primeiro criamos a instância de driver. “Antes de cada teste” iremos especificar qual o navegador será usado. O código usado de exemplo pode ser usado para todos os navegadores. Caso queira testar em outro navegador, é só ‘descomentar’.
Depois, iremos falar para o driver para qual o site que desejamos ir e para maximizar a tela.

 
O próximo é o atributo ‘Test’, onde iremos criar o nosso teste. Nesse exemplo, vamos verificar se existe o nome “Contato” na nossa página do Blog e depois vamos clicar nele.
O atributo “TearDown” é usado para especificar o que deseja fazer após o teste acabar. O que faremos aqui é fechar o navegador.

Se quiser saber mais como o NUnit funciona, é só clicar aqui.
O código completo ficará assim:

Agora vamos habilitar a janela de testes que fica em View>Pads> UnitTest. Nesse mesmo lugar, clique em ‘Test Results’ onde ficará o Log do teste.

 
Agora é só mandar rodar o teste com o navegador que quiser e sucesso!
Se liguem nos nossos primeiros posts sobre Webdriver, clicando nesse link.
Aguardem os próximos posts!
Até mais 😉

0 comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: