Utilizando o MSTEST para executar testes em linha de comando

No post dessa semana, falaremos um pouco sobre o MSTEST, uma ferramenta da Microsoft utilizada para executar teste por linha comando.

Após criarmos nossos testes e suítes de testes utilizando o Visual Studio, podemos criar rotinas de testes usando Prompt de Comando e executá-las utilizando o MSTEST. Também podemos realizar integrações com algumas API’s para criar rotinas na qual demonstramos nossos resultados. Para iniciar os seus testes no Visual Studio, leia este post.

Para executar o MSTEST, é bem simples: abra o Prompt de Comando de Desenvolvedor  do Visual Studio e execute algumas linhas de comando,  conforme descrição abaixo.

Comando MSTEST

Comando MSTEST

Após abrir o Prompt de comando, execute o código, conforme demonstrado na imagem acima. Inicia-se pelo MSTEST /testcontainer: <caminho onde se encontra seu código>, lembrando que devemos executar a DLL Messages.dll, e para para gerar um arquivo de resultados utilizaremos o comando /resultfile: <Pasta onde deseja gravar o arquivo, com seu devido nome>.

Com esses comandos, o MSTEST executa seus testes escritos e retorna um arquivo com os resultados e seus logs de execução.

Linha "Results" no arquivo XML

Linha “Results” no arquivo XML

O relatório exibe diversos outros logs dentro do arquivo XML criado. Além disso, existem diversos outros comandos que podem ser utilizados com o MSTEST. Alguns exemplos podem ser encontrados no site da Microsoft, que retornam diversas outras informações no relatório, além de permitir rodar listas especificas através dos testes criados.

Fiquem à vontade para utilizar o MSTEST, integrá-lo com outras ferramentas e API’ e gerar logs de execução de seus testes.

Até mais!

 

por Sthanley Lima