3 lançamentos que indicaram a concretização do chatbot no WhatsApp

chatbot para Whatsapp capa post

O mercado mobile não para de evoluir e se transformar. Tudo muda muito rápido, e as atualizações constantes de aplicativos e plataformas comprovam isso — entre elas, três lançamentos que representaram os primeiros passos para a concretização do chatbot no WhatsApp.

O WhatsApp anunciou algumas mudanças e testes que realizou para fazer algo que muita gente estava esperando: Facilitar a comunicação corporativa pelo aplicativo e permitir que os consumidores o utilizem para conversar com as empresas.
Quer saber quais são esses lançamentos e como eles já impactaram os negócios e a vida dos clientes? Confira agora!

1. WhatsApp Business

Essa é uma novidade que empolgou muita gente — principalmente empresas que desejam criar um chatbot no WhatsApp. Com a sua evolução, a API do WhatsApp finalmente foi aberta para a atuação de contatos oficiais!

O WhatsApp Business permite que organizações ofereçam serviços a seus clientes, como o envio de atualizações e notificações relevantes para eles. No lançamento da versão beta, apenas empresas parceiras tiveram acesso à novidade.

Uma delas foi a companhia aérea holandesa KLM, que deu a notícia através deste vídeo:

Aqui no Brasil, a primeira marca no WhatsApp Business foi o Banco Itaú. O uso inicial foi feito por clientes Personnalité Digital, mas o projeto da empresa é expandir para clientes de outras modalidades. Em janeiro de 2018, o aplicativo foi lançado oficialmente e já está disponível para alguns países — inclusive o Brasil. Segundo a empresa, chegará ao mundo todo em breve.

Update: No dia 01 de agosto de 2018, finalmente o WhatsApp Business abriu sua API para grandes empresas atuarem no app! A empresa tem tomado diversas providências importantes para garantir a segurança e as melhores experiências aos usuários, e você consegue mais informações neste hotsite!

2. Contas verificadas

Percebeu aquele ícone verdinho ao lado do nome da marca no vídeo da KLM? Esse foi outro ponto bacana na atualização do WhatsApp Business: as contas verificadas.

Como já existe no Facebook, Instagram e Twitter, as contas de empresas verificadas no WhatsApp terão este badget (?) confirmando sua autenticidade. O mais legal disso tudo é a segurança que os consumidores terão ao entrarem em contato com as marcas pelo aplicativo.

No entanto, com o lançamento do WhatsApp Business solution, esse processo ficou um pouco mais complexo. Agora, após a aprovação, o WhatsApp decide se as empresas terão contas confirmadas — check cinza e o número da empresa como título do contato — ou contas verificadas — check verde e o nome da empresa como título do contato.

3. WhatsApp Ads

Assim como o Facebook Ads, que nos permite criar anúncios com call-to-actions (CTAs) que direcionam as pessoas para o Messenger, também será possível criar CTAs para o WhatsApp.

Estamos testando uma nova maneira para que as pessoas comecem a conversar com uma empresa no WhatsApp a partir de um anúncio no Facebook. Isso torna mais fácil para as pessoas se conectarem às empresas que se preocupam com o WhatsApp – Porta-voz do Whatsapp para o TechCrunch

Como mostrou a matéria do portal TechCrunch, apesar de ainda estar em fase de testes, a novidade é o primeiro passo para monetização no aplicativo e vai facilitar bastante que as pessoas encontrem as empresas com que precisam conversar.

Como o chatbot no WhatsApp afetará os usuários?

Se eles não quiserem, não irá afetá-los de forma nenhuma — mesmo porque o chatbot não é o único recurso possível para empresas atuarem no WhatsApp. Ele faz parte de um conceito/serviço maior, chamado de contato inteligente.

Um contato inteligente começa com a união de atendimento humano e automatizado e já permite a automatização de processos. Com isso, é possível integrar ferramentas de analytics e inteligência artificial para evoluir a sua experiência e, ainda, criar bots específicos para solucionar os principais problemas do seu público.

De toda forma, assim como já acontece em outras redes sociais, para receber as notificações de empresas via chatbot, os usuários precisam ativar o opt-in — a permissão para a marca entrar em contato com eles através do WhatsApp.

Nesse sentido, é muito importante que as empresas sigam as boas práticas da plataforma — já existe um guia (em inglês) explicando como tudo vai funcionar. Com isso, essas novas atualizações têm um grande potencial para automatizar a comunicação e facilitar a vida dos consumidores.

Como sempre falamos por aqui, pessoas conversando com marcas como conversam com seus amigos e familiares é uma tendência que não para de crescer.

E aí, como estão os preparativos da sua empresa para ter um chatbot no WhatsApp? Se você não quer ficar de fora deste canal, converse com quem entende! Entre em contato com a Take, Provedora de Solução Oficial do WhatsApp Business solution no Brasil.

*Última atualização em 01 de agosto de 2018.

 

Leia mais:

O que podemos aprender sobe tecnologia móvel com a China?

Conheça 4 tecnologias inovadoras para engajar o público

Plataformas de chatbots: O que saber sobre esse mercado

0 comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: