O Click to WhatsApp é uma excelente opção para você encurtar os contatos com o seu cliente. Saiba como implementar na sua estratégia!

O WhatsApp se tornou o aplicativo de mensagens mais utilizado pelos brasileiros. Se pararmos para pensar, raramente encontramos alguém que não tenha o app instalado.

Com isso, cada vez mais empresas adotam o WhatsApp como canal de comunicação direta com seus clientes, tornando o atendimento mais simples e, na maioria das vezes, eficaz.

Mas é possível ir além com o WhatsApp para atendimento, promovendo conversas inteligentes em anúncios conhecidos como Click to WhatsApp. Esse tipo de publicidade leva pontos de conversa para as redes sociais, abrindo muitas portas e atraindo clientes para o WhatsApp de sua empresa.

Se a sua marca está atenta a esse direcionamento de mercado e tem uma conta no WhatsApp Business API, agora é a hora de investir no Click to WhatsApp.

O que é o Click to WhatsApp?

O Click to WhatsApp é um recurso que permite qualquer pessoa iniciar uma conversa com um número, mesmo sem tê-lo adicionado na agenda, com apenas um clique.

Ou seja, os consumidores conseguem conversar com sua empresa a partir de anúncios em redes sociais, sem precisar salvar o número na lista de contatos.

Imagem para ilustrar anúncio click2 whatsapp

Imagem: Blip

Na prática, o usuário vê o anúncio no Facebook ou Instagram, clica e, logo em seguida, abre uma conversa com a marca no WhatsApp. Se preferir, a empresa consegue pré-definir mensagens iniciais, o que pode gerar vários tipos de campanhas.

Além disso, com um Contato Inteligente no WhatsApp, os clientes serão atendidos em segundos, seguindo um fluxo automatizado de conversa e, finalmente, serão encaminhados para o atendimento humano.

Um anúncio Click to WhatsApp pode ser publicado em diferentes lugares, explorando o potencial do comércio conversacional. Aliás, esse tipo de publicidade tem como objetivo encurtar a distância entre consumidores e empresas, tornando a comunicação mais rápida.

Como resultado, espera-se um crescimento nas vendas e melhora na comunicação.

3 motivos para incluir o Click-to-WhatsApp em sua estratégia

1. Facilidade de contato

Quanto mais fácil for o acesso à sua empresa, mais os seus usuários estarão dispostos a interagir. Essa interação é muito rica para identificar:

  • potenciais de melhoria no produto;
  • perfis de clientes mais propensos a comprar e outros inúmeros insights de negócio.

Além disso, a empresa pode centralizar seu contato, automatizar respostas e descobrir os assuntos mais procurados, o que faz do canal um ganha-ganha.

Quanto mais acessível é uma empresa, mais próxima ela está de construir um relacionamento significativo com seus clientes.

2. Coleta de dados

Seja para criação e atualização de CRM, seja para identificar como e quando os seus consumidores falam ou quais são os produtos mais procurados: a quantidade de insumos nesse canal faz com que as decisões tomadas sejam mais precisas.

Informações valiosas de clientes qualificados e que já manifestaram interesse em conversar não são fáceis de conseguir em um mundo em que as pessoas abandonam uma interação tão rapidamente.

Leia também: As vantagens de integrar chatbots ao CRM

3. Crescimento

Os anúncios Click to WhatsApp são uma excelente oportunidade para divulgar o contato da empresa e incentivar os consumidores a utilizá-lo.

Neste contexto, é possível construir um anúncio para engajar os clientes e ainda atrair contatos ativos e atualizados para a sua empresa.

Além disso, esse tipo de anúncio diminui o esforço de aquisição de clientes, bem como atrai novos potenciais – que têm relação com os existentes.

O que isso significa? Informações de leads qualificados alimentando cada vez mais uma base que vai atrair outros leads em um ciclo. 

Como fazer anuncios Click-to-WhatsApp

Agora que você já aprendeu o que é um anúncio Click to WhatsApp e sabe o potencial de inserir um call to action que leve as pessoas para o contato de sua empresa, é hora de aprender o passo a passo para criar esses anúncios.

Antes de mais nada, é importante sua empresa seguir alguns pré-requisitos:

  • Conta no WhatsApp, WhatsApp Business ou integração com a WhatsApp Business API;
  • Conta do WhatsApp conectada à Página do Facebook;
  • Conta de anúncios no gerenciador de negócios de Facebook Ads.

Depois, basta seguir este passo a passo:

  1. Escolha o orçamento da campanha e clique em Avançar.
  2. Sob Tipo de anúncio, selecione Clique para enviar mensagem.
  3. Na seção Aplicativos de mensagens, selecione WhatsApp.
  4. Escolha Público, Posicionamentos, Orçamento e Programação. Depois, clique em Avançar.
  5. Selecione o formato do anúncio e conclua a configuração dele.
  6. Clique em + Criar para criar seu modelo de mensagem. Clique em Salvar e concluir quando tudo estiver finalizado.
  7. Clique em Publicar para publicar o anúncio.

Leia também: Chatbot com inteligência artificial: conheça as integrações da Blip

Dicas para uma estratégia Click to WhatsApp de sucesso

1. Segmente bem o seu público

Segmentar o público quer dizer criar grupos de clientes, com base em características em comum. Quanto melhor for essa segmentação, melhor será a performance e o custo dos seus anúncios de marketing para WhatsApps, já que você estará investindo em quem quer:

  • conversar com a marca;
  • tirar dúvidas;
  • virar um lead importante para a empresa.

2. Defina seu objetivo e estrutura

Geralmente, os anúncios Click to WhatsApp têm o objetivo de gerar mensagens, tráfego, conversões e envolvimento com a publicação.

O mais interessante é alinhar isso com o objetivo da empresa e a projeção da melhor conversão possível de acordo com o objetivo.

3. Crie o conteúdo de acordo com o canal

O WhatsApp é um canal de mensagens, então é importante ter uma pessoa ou um time para responder os clientes depois que o anúncio estiver disponível.

Além disso, é importante pensar no volume que se espera receber, para que a empresa esteja preparada para responder a esses clientes.

Lembre-se que o anúncio será visto 24/7 e o usuário poderá mandar uma mensagem fora do horário comercial. Para evitar problemas, você pode criar uma estratégia híbrida com chatbots.

Além disso, é importante pensar em um fluxo de mensagens que dê continuidade ao anúncio. Assim, ao entrar em contato com o WhatsApp da empresa, os clientes seguem o fluxo que seja relacionado ao que viram no anúncio.

4. Mensure os resultados

Uma forma de saber se alguma campanha de click to WhatsApp deu certo é mensurando os resultados. Uma boa dica é tentar responder às seguintes perguntas:

  • Sua campanha teve muitos clicks?
  • Qual a origem desses clicks?
  • Quantos usuários falaram com a empresa?

Para ajudar, uma boa ferramenta é o ClickTracker, disponibilizado pela Meta e que está presente no Blip. Com este recurso, fica fácil saber a origem dos cliques que mais geraram resultados, para então investir mais na campanha certa.

Leia também: Como aliar atendimento humano e chatbots melhora a experiência do cliente

Descubra o Futuro das Interações por WhatsApp: Participe da Masterclass Click to WhatsApp!

Se você está em busca das últimas tendências em comunicação e atendimento ao cliente, não pode perder o evento que está revolucionando o cenário digital.

Temos o prazer de convidá-lo para a Masterclass Click to WhatsApp – uma oportunidade única de explorar as infinitas possibilidades do WhatsApp para impulsionar o seu negócio.

Durante esta masterclass, você terá a chance de:

  1. Explorar o Poder do WhatsApp: Descubra como esta plataforma de mensagens instantâneas pode ser uma ferramenta poderosa para envolver seus clientes e melhorar a experiência do usuário.
  2. Aprender com os Especialistas: Nossos palestrantes são renomados no campo da comunicação digital e compartilharão suas melhores práticas e insights valiosos.
  3. Casos de Sucesso Inspiradores: Conheça empresas que transformaram suas estratégias de atendimento ao cliente através do WhatsApp e alcançaram resultados excepcionais.
  4. Networking com Profissionais do Setor: Conecte-se com outros profissionais interessados em inovação e comunicação digital.

Não perca esta oportunidade de se atualizar e elevar sua estratégia de atendimento ao cliente para o próximo nível. Junte-se a nós na Masterclass Click to WhatsApp e prepare-se para uma jornada emocionante no mundo da comunicação digital.

Inscreva-se agora e reserve seu lugar nesta masterclass imperdível. Este é um evento que você não pode perder!

Inscreva-se!

Click to WhatsApp na prática: Feito Chocolate gera 90% das vendas pelo app

A Feito Chocolate é uma distribuidora especializada em chocolates gourmet e premium para uso profissional. Um dos grandes destaques da marca são as vendas rápidas e de forma descomplicada. Com as lojas físicas em Curitiba e Londrina, a empresa consegue fazer entregas em diferentes lugares do país.

Em 2021, a Feito passou a gerenciar a sua comunicação na plataforma Blip: conectou vários atendentes em um mesmo número e escalou seus resultados combinando atendimento humano e automatizado.

Desta vez, ela decidiu colocar o canal favorito dos brasileiros no centro de sua estratégia! Para isso, a marca escolheu fazer anúncios Click to WhatsApp, que integrados à plataforma Blip, direcionam os possíveis clientes para uma conversa no app.

Ao combinar os anúncios com a Blip, a Feito Chocolate criou uma experiência de atendimento simplificada e gerou novas oportunidades de venda.

Tudo isso de forma automatizada e, claro, conectando atendentes humanos apenas quando necessário. Essa ação foi responsável por aumentar em 90% sua taxa de conversão via WhatsApp.

Click to WhatsApp e Blip: crie fluxos que vão além

Até aqui, você aprendeu como explorar melhor o potencial do WhatsApp como um canal de comunicação oficial. Além disso, aprendeu como criar anúncios que convertem através de conversas.

Mas existe uma forma de ir além com os anúncios Click to Chat do WhatsApp: unindo todo o potencial do canal às soluções Blip.

Com o Blip, a nossa plataforma, será possível oferecer atendimento 24/7, criando automações e conversas inteligentes com os clientes. Por exemplo, será possível atender de forma automatizada, fazendo o transbordo para atendentes humanos quando necessário.

Além disso, nossa plataforma gera dados de atendimento que podem guiar as campanhas de Click-to-WhatsApp. Isso sem falar no ClickTracker, que permite saber a origem dos cliques das campanhas Click to WhatsApp.

Então, se você quer colocar a sua marca oficialmente no maior app de mensagens do mundo, fale com a gente e veja como!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀