Como configurar WhatsApp empresa: passo a passo e recursos disponíveis

como configurar whatsapp empresa capa post

Com cerca de 1,5 bilhão de usuários ativos mensais, o WhatsApp  tornou-se o principal modo de comunicação entre pessoas no mundo. Agora é a vez das organizações se envolverem com a aplicação e aprenderem como configurar Whatsapp Empresa. 

O WhatsApp Business permite que as empresas interajam com os clientes por meio do app que eles já possuem em seus smartphones.

De maneira geral, o WhatsApp Business é semelhante ao WhatsApp comum ao qual todos temos acesso, entretanto, oferece alguns recursos adicionais.

Entretanto, o WhatsApp Business do qual vamos falar aqui é voltado para micro, pequenas e até algumas médias empresas que desejam usar o canal para ações de marketing, atendimento e vendas.

Caso você esteja a procura de uma solução para grandes empresas, com um fluxo intenso de leads e clientes, indicamos que acesse o artigo; WhatsApp Business API: o que é, como implementar e as razões para adotar a solução”. 

Todo o processo de configuração é diferente, bem como as funcionalidades oferecidas.

Mas seguindo em nosso guia sobre o WhatsApp Business, antes de apresentarmos os recursos adicionais que ele oferece em relação ao Whatsapp comum, vamos nos concentrar em ensinar como configurar o WhatsApp Empresa. Confira o passo a passo simples!

Como configurar WhatsApp Empresa [guia simples]

O aplicativo WhatsApp Business está disponível na Google Play Store para smartphones Android. Para começar, você precisa se inscrever usando seu número de telefone. Siga os passos abaixo:

  1. faça o download do aplicativo;
  2. abra o sistema e escolha entre a opção Business ou não Business;
  3. aceite os termos e condições;
  4. digite um número de telefone;
  5. crie seu perfil.

Você só pode usar um dos dois — WhatsApp ou WhatsApp Business — para qualquer número de telefone. Portanto, não use seu número de telefone pessoal ao inscrever-se na conta do WhatsApp Business.

Recursos do WhatsApp Business

Após aprender como configurar o WhatsApp para empresas, você precisa aprender a dominar as ferramentas e funções disponíveis nesta plataforma.

O WhatsApp Business ajuda as pequenas e médias empresas a prestarem suporte, oferecerem atendimento, divulgar seus produtos e serviços e até realizar vendas por meio da plataforma.

Você pode configurar uma conta comercial no WhatsApp, que forneça aos usuários do aplicativo diversas informações úteis, como:

  • nome e descrição da sua empresa;
  • endereço de e-mail;
  • link para o seu site;
  • loja ou endereço do escritório.

As empresas que usam o WhatsApp Business serão listadas como contas de negócios, para que os usuários saibam que estão realmente conversando com uma empresa.

Alguns dos recursos – e benefícios – do WhatsApp Business estão listados a seguir.

1. Etiquetas

Você pode organizar suas conversas e usuários por meio de etiquetas. Assim você pode encontrá-los novamente com facilidade e lembrar o contexto de suas conversas.

As etiquetas ajudam você a compreender com quem está falando, mesmo que tenha se passado algum tempo desde sua última mensagem.

Por exemplo, você pode rotular uma conversa como “novo lead” ou “cliente antigo”.

Assim, mesmo que o cliente responda depois de algum tempo, você poderá identificar rapidamente que essa pessoa é um cliente em potencial ou se já fez compras com você.

Isso ajuda a guiar sua conversa de maneira mais pessoal e segmentada, melhorando a experiência do usuário e sua relação com a empresa.

2. Mensagens automáticas

Como na automação de e-mail marketing, você pode definir uma mensagem padrão quando não puder responder instantaneamente a seus clientes.

Caso você tenha uma loja de roupas ou escritório pode configurar uma mensagem automática que agradeça pelo contato, informe o horário de funcionamento e garanta a cliente que alguém irá entrar em contato assim que retomarem às atividades.

3. Uso no desktop

Assim como uma conta pessoal do WhatsApp, você também pode usar o WhatsApp Business através do aplicativo de desktop. Isso facilita a interação com um número maior de clientes.

4. Estatísticas de mensagens

Sabendo como configurar WhatsApp Empresa, sua empresa poderá ter acesso a relatórios que apresentam métricas como:

  • quantas de suas mensagens foram enviadas;
  • quantas foram entregues;
  • quantas foram lidas!

Tudo isso vai te ajudar a identificar se o WhatsApp é realmente uma ferramenta de comunicação eficaz entre sua empresa e seus clientes.

De qualquer maneira é importante que você o inclua em suas estratégias de marketing e atendimento.

Lembre-se de compartilhar conteúdos relevantes e vá além da divulgação direta de seu produto ou serviços.

5. Notificações

Você também pode enviar notificações de WhatsApp com atualizações sobre a sua empresa, como o lançamento de novo produto ou serviço.

É a maneira perfeita de se conectar com sua base de clientes existente.

6. Listas de transmissão

O app também permite que você crie listas de transmissão para Whatsapp Business e envie mensagens para um grande número de pessoas de uma só vez.

Atenção: mesmo nesses casos crie algum critério de segmentação de clientes para não enviar WhatsApp em massa e sem valor.

7. Suporte individualizado

Ao aprender como configurar Whatsapp Empresa você pode começar a oferecer suporte individualizado a seus clientes.

Ele permite que proprietários de pequenas empresas respondam rapidamente a perguntas e solicitações de seus contatos.

Isso amplia a captação de novos clientes e transforma clientes atuais em fãs leais.

O que é o WhatsApp Business API ?

Acima citamos rapidamente, mas agora vamos nos aprofundar na versão do WhatsApp Business para médias e grandes empresas.

O WhatsApp Business API permite que sua empresa crie automações mais elabbradas para manter o relacionamento com seus contatos. Por exemplo, um chatbot para atendimento com automação de conversas pode dar escalabilidade para suas ações na plataforma.

como configurar whatsapp empresa
Essa é uma funcionalidade que pode mudar sua relação com os clientes e abrir novas portas para suas atividades de suporte e marketing.

Leia mais: Chatbot para WhatsApp é uma realidade? SIM! Veja como funciona o WhatsApp Business Solution

Mas como configurar WhatsApp Empresa no sistema API?

O BLiP é uma plataforma completa para a construção, gestão e evolução de chatbots, criada pela Take e integrada oficialmente ao WhatsApp Business API.

Com a plataforma, você consegue fazer a integração e ganhar tempo com a automação de conversas, inclusive por meio de um atendimento híbrido, com participação de humanos e bots na experiência do cliente.

Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossa versão FREE e outros planos. Descubra qual é o ideal para o seu negócio e não perca a oportunidade de revolucionar a forma como a sua empresa se comunica com os seus clientes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: