Grupos de WhatsApp: por que eles não são uma boa estratégia de marketing?

grupos de whatsapp

Um primeiro passo, simples e relevante para o sucesso de um negócio é a personalização. Todos nós somos clientes de várias empresa, já sentiram a sensação de ser único para elas? Aquela sensação boa de que aquela empresa te conhece de verdade? Por isso, explicaremos neste artigo porquê grupos de WhatsApp não são uma boa estratégia de marketing.

Vivemos em um mercado de extrema competição, observamos todos os dias marcas se esforçando para ganhar a atenção e o coração de novos clientes. Na década passada bastava ter um bom produto e pronto, você já se tornava pioneiro em seu mercado. 

Isso mudou! Não basta somente um produto de qualidade, existem componentes que colaboram para uma marca de sucesso como; posicionamento no mercado, canais de distribuição, processo de vendas e principalmente o relacionamento com cliente

Recentemente empresa passaram a adotar o conceito de customer centrics por entender que empresas relevantes no mercado não estão olhando para dentro delas mesmas, e sim para fora, colocando o cliente como foco principal. Por meio das escolhas e preferências dos clientes, os produtos foram revistos, processos foram redesenhados, empresas mudaram a forma de trabalhar. 

Uma cultura customer centrics não é algo simples de se implantar, envolve mudanças estratégicas, além de uma nova cultura dentro da empresa. Mas já pensou que existem pequenas ações que podem se aproximar dessa ideia de ter o cliente no centro? 

Quer entender ainda mais sobre o assunto? Basta continuar com a leitura!

Por que é importante tratar o cliente de forma personalizada?

Pois bem, tratar o cliente de forma personalizada nos dá o primeiro passo para trabalharmos voltados ao cliente, afinal é uma forma simples de mostrar empatia e ganhar não só clientes, mas novos fãs e evangelizadores da sua marca. “Legal! Mas por onde eu começo?” Não existe muito segredo, você pode começar com ações simples que fazem a diferença. 

O Whatsapp hoje é o maior canal de comunicação entre a nossa população, estima-se que 99% dos brasileiros que possuem um smartphone acessam o Whatsapp todo dia. Até aqui já deve estar claro que se sua empresa e não está usando esse canal para comunicar com seus clientes, está perdendo dinheiro, no mínimo dando a oportunidade dos seus clientes avaliarem o atendimento dos seus concorrentes. 

Mas, mais do que usar o Whatsapp, é preciso utilizá-lo de maneira estratégica. Voltando a ideia de cliente no centro, percebemos que não é nada usual ter grupos de Whatsapp para se comunicar com seus clientes

Por que não apostar em grupos de WhatsApp como estratégia de marketing?

Os grupos diminuem a importância daquele cliente, faz com que ele se torne mais um em um grupo de muitos, as informações são passadas de maneira genérica, não gerado a tão sonhada conexão com quem você gostaria que valorizasse cada vez mais a sua marca. 

Sejamos realistas, nós brasileiros em geral temos certa preguiça de grupos de Whatsapp. Muitas vezes ignoramos as mensagens, silenciamos os grupos, saímos deles rapidamente. O contrário acontece apenas quando criamos laços afetivos com os grupos. 

Então me diga, que tipo de experiência você se encanta mais: se sentir mais um em meio a um grupo genérico onde são lançadas mensagens promocionais; ou se sentir único e especial ao receber uma mensagem personalizada, muitas vezes relacionada a preferências de compras de produtos ou serviços que aquela empresa oferece? 

Acho que ficou bem claro o quanto os grupos não são nada efetivos, e saiba que o Facebook detentor do Whatsapp já se preocupa muito com isso. 

Hoje existe uma grande preocupação com as empresas que utilizam o Whatsapp como canal de comunicação. O Facebook não quer que o Whatsapp se torne um canal de spam igual temos em nossos e-mail, por conta disso desenvolveu o Whatsapp Business API, canal oficial focado na comunicação corporativa, que possui regras e condutas para sua empresa ter sucesso na hora de comunicar com seus clientes. 

Se sua empresa não utiliza uma conta verificada, possivelmente terá seu número bloqueado. 

Vivemos um momentos em que a personalização nunca é demais, trate seus clientes como se fosse os únicos afinal todos são muito especiais. Transmita confiabilidade, se estar no Whatsapp é interessante para o seu negócio esteja em uma conta oficial. 

Gostou do conteúdo deste artigo? Que tal aprender ainda mais sobre as funcionalidades e importância do WhatsApp Business API? Confira o nosso guia completo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: