Aprenda a criar uma lista de transmissão no WhatsApp Business e comiunique-se facilmente com seus clientes.

Você já tem uma conta para sua empresa, mas ainda não sabe como mandar mensagem para vários clientes de uma vez? Então saiba como criar uma lista de transmissão no WhatsApp Business!

Você já sabe do poder que tem com o WhatsApp Business, não é mesmo? É sempre bom reforçar: 98% das mensagens enviadas são abertas e lidas. Mais: o aplicativo está presente em 99% dos celulares do país. São números que sua empresa não pode ignorar!

Por que não enviar mensagens por grupos?

O WhatsApp tem dois recursos que permitem enviar mensagens para mais de uma pessoa simultaneamente:

  • a criação de grupos;
  • listas de transmissão.

Enquanto os grupos são como salas de bate-papo onde as pessoas podem ver as informações umas das outras, a lista de transmissão envia a mesma mensagem individualmente para cada usuário adicionado e ela.

Ferramentas grátis: confira 4 ferramentas grátis para turbinar a comunicação de sua empresa!

Assim sendo, ao escolher um dos dois modelos para se comunicar com seus clientes, opte pela lista de transmissão.

Mas chega de enrolação: vamos falar sobre como fazer uma lista de transmissão no WhatsApp Business?

Como fazer uma lista de transmissão no WhatsApp Business?

Você já entendeu os motivos da lista de transmissão serem mais efetivos que os grupos no WhatsApp Business. Agora, vamos ao passo-a-passo para criar as suas.

É importante lembrar que esse serviço é totalmente gratuito, disponível para todos aqueles que tem o aplicativo empresarial no seu celular. Não há diferenças entre os aplicativos para Android ou para iOS.

Mas atenção: o limite de destinatários em uma única lista de transmissão no WhatsApp é de 256 contatos.

  1. Passo 1: abra o WhatsApp no seu dispositivo, toque no ícone de três pontos no canto superior direito e selecione “Nova Transmissão”.Lista de transmissão WhatsApp
  2. Passo 2: você será direcionado para seus contatos do WhatsApp. Selecione as pessoas que você deseja adicionar e toque no botão OK.Nova lista WhatsApp
  3. Passo 3: escolha os contatos para a sua nova lista. Importante saber: só receberão as mensagens enviadas via listas de transmissão os contatos que tem seu número salvo. Lembre-se de sempre pedir aos clientes para salvarem seu contato.

Voilà!

Você acabou de aprender como fazer lista de transmissão no WhatsApp Business. 😉

Como editar uma lista de transmissão?

Após criar uma lista de transmissão no WhatsApp Business, você tem a opção de incluir novos membro, excluir contatos e mudar informações. Para isso:

  • acesse suas listas de transmissão;
  • na lista que desejar editar, toque no símbolo (i);
  • selecione o que deseja editar: nome da lista, adicionar ou remover membros e mais.

Agora, vamos mergulhar nas dicas e truques para usá-las de maneira estratégica e eficiente!

5 dicas para uma estratégia de lista de transmissão do WhatsApp Business

Agora que você aprendeu como fazer lista de transmissão no WhatsApp Business, listamos abaixo um guia com passo a passo de como se conectar a seus clientes de maneira efetiva.

1. Tenha permissão para entrar em contato

Existem uma lei que permite que empresas entrem em contato com leads e clientes por meio do WhatsApp. Entretanto, é preciso que você tenha a permissão dos seus contatos para contata-los — é o que chamamos de Opt-in.

Sem alguma forma de permissão dos destinatários, você estará enviando Spam e poderá sofrer penalizações por meio do aplicativo. O seu número pode até ser banido do aplicativo!

2. Garanta que seus contatos tenham seu número salvo

Como dissemos acima, é necessário que o seu cliente tenha o seu número salvo para receber a mensagem enviada na lista de transmissão no WhatsApp Business. Sem isso, os leads não receberão seu contato e sua estratégia não terá adiantado de nada.

Uma dica que damos é que, a partir do momento que o cliente autorizou ou entrou em contato com você, você peça para que ele salve seu contato!

Crie uma boa proposta de valor que realmente estimule o usuário a salvar seu contato e permitir que sua empresa se relacione com ele por lá. Inclusive, esse é um ótimo motivo para você criar as listas e enviar promoções personalizadas.

3. Realize a segmentação da lista de contatos

O envio de WhatsApp em massa não é indicado, assim como  envio de e-mail em massa também não.
A segmentação de lista é o agrupamento de contatos em grupos pequenos para fornecer a eles conteúdo mais relevante. Você pode, por exemplo, começar com 3 grupos;

  • Clientes, ou seja, quem já comprou de você,
  • Leads, que são pessoas interessadas no seu serviço/produto, mas ainda não são clientes;
  • Prospects, que são os contatos que você foi atrás e eles aceitaram conversar.

Melhor ainda, você pode adicionar outros exemplos de segmentação como localização, gênero e produto em seus critérios. A segmentação de listas ajuda você a aumentar as taxas de conversão da estratégia.

4. Prepare sua estratégia de conteúdo

Agora que você sabe para quem enviar a mensagem é hora de organizar uma estratégia do que enviar. Que tipo de conteúdo é interessante para cada grupo segmentado que você criou?

Inclua as estratégias do WhatsApp em seu plano de marketing, vendas e atendimento. Organize um calendário editorial, suas ofertas e use o canal para distribuir suas ações.

Lembre-se que o WhatsApp não é excessivamente promocional e comercial.

5. Use o canal para suporte e atendimento rápido

O WhatsApp Business pode e deve ser usado para melhorar a experiência de seu cliente em relação a sua marca. Em outras palavras: responda no menor tempo possível todos que entrarem em contato.

A experiência do cliente interfere diretamente na imagem que ele tem da marca e nas taxas de conversão e retenção da sua empresa. Use o aplicativo a seu favor.

Agora você já sabe como enviar a mensagem certa a partir da lista de transmissão no WhatsApp Business.

Crie a estratégia certa para melhorar a conversão dos seus contatos e otimize os resultados da sua empresa! Fale conosco.

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀