Notificações pelo WhatsApp Business: o que de fato é permitido?

Notificações pelo WhatsApp Business

Você costuma enviar para seus clientes várias notificações pelo WhatsApp Business? Então esse conteúdo é perfeito para você! Antes de tudo, precisamos entender este importante conceito, do que é uma notificação. Esse é o nome dado pelo WhatsApp para o envio de uma mensagem ativa, através do WhatsApp, que funciona apenas na versão Business API.

Sabemos que toda empresa precisa se comunicar com seus clientes, e não apenas com os que estão em sua base, mas também prospectar e abordar novos, para falar de seus serviços e produtos.

Isso tem potencializado cada vez mais soluções paralelas no mercado que acabam “possibilitando” esses envios, principalmente com valores super acessíveis. No entanto, é preciso ficar atento, pois não é a forma oficial e aprovada pelo WhatsApp.

O WhatsApp hoje tem um grande cuidado e acompanhamento, para não se tornar uma ferramenta de spam, por isso, a lista de transmissão na versão Business só pode ser feita para algumas pessoas e não para uma lista inteira. 

Quando falamos da versão oficial do WhatsApp para empresas, a Business API, tudo isso acontece com 100% de controle e acompanhamento por parte do próprio WhatsApp

Isso é feito via aprovação dos “templates”, ou seja, todo conteúdo que você e sua empresa quiser enviar ativamente para seus clientes, será verificado pelo WhatsApp. Essa é a principal forma de controle e fiscalização. Após essa aprovação, será permitido o envio normal para os clientes.

Quais notificações pelo WhatsApp Business são permitidas?

Vamos ao que realmente interessa. Veja abaixo uma lista bem sucinta, mas bem explicativa do conteúdo que pode ser enviado pelo WhatsApp Business. Nada de tentar burlar as regras, ok?

O que pode? Alguns exemplos:

  • Passar um conteúdo informativo;
  • Falar sobre andamento de algum pedido ou serviço;
  • Dar boas vindas ou agradecer;
  • Fazer uma pesquisa de satisfação;
  • Confirmar e orientar ele sobre algo realizado.

O que não pode? Alguns exemplos:

  • Enviar promoções;
  • Enviar cupons de desconto;
  • Mensagens totalmente frias;
  • Realizar cobranças;
  • Espalhar conteúdos falsos/fake news;
  • Vender;
  • Conteúdo político.

É importante sempre lembrar que do outro lado da tela do smartphone está uma pessoa, que tem emoções e precisa ser cativada. Você gostaria de receber uma mensagem de spam? Tenha quase certeza que não, correto?

Então, antes de enviar essa mensagem, pense se você gostaria de receber. Se realmente faz sentido receber, se é o público certo. Se sua resposta for sim, então você não deverá ter problemas para aprovar esse conteúdo junto com o WhatsApp.

Agora que você sabe as boas práticas de enviar notificações pelo WhatsApp Business, que tal entender quais são as informações necessárias para a ativação do seu número via o app?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: