Como utilizar apenas um número de WhatsApp para vários setores (ou pessoas) da sua empresa

Como utilizar apenas um número de Whatsapp para vários setores (ou pessoas) da sua empresas

Outro dia eu estava conversando com um amigo que é gerente de atendimento em uma empresa de seguros. Ele estava me dizendo que a empresa dele tem uma demanda muito grande no WhatsApp.

Claro, eles ainda prestam o atendimento telefônico, mas isso faz com que a empresa esteja atrás dos seus concorrentes, que já estão utilizando este que se tornou o principal canal de comunicação dos brasileiros.

Em sua equipe, o gerente de atendimentos tem algumas pessoas aptas a fazer o atendimento pelo WhatsApp, só que cada uma delas tem um número diferente. Ele, por outro lado, não consegue saber como este atendimento acontece no dia a dia porque não tem como verificar o celular de cada um — mas também não pode deixar o atendimento tão solto a ponto de não ter padronização nenhuma.

Além disso, ele me disse que gostaria de um contato mais automatizado porque muitas perguntas que chegavam até seus atendentes eram repetitivas. Estudando melhor sobre seus clientes, ele descobriu que existiam 3 tipos de usuários que se comunicavam todos os dias com os seus atendentes (e ele nem notava):

  • curiosos: Pessoas que não sabem exatamente o serviço que eles poderiam prestar, mas queriam saber mais sobre preços e sobre a empresa (Os famosos leads)
  • possíveis clientes: pessoas que de alguma forma pediram um contato para ter um plano ou um seguro;
  • clientes: pessoas que já tinham o contato deles e já tinham fechado um plano ou seguro mas que provavelmente gostariam de um pós atendimento.

Sua equipe muitas vezes se sentia sobrecarregada porque as pessoas tinham que fazer todas as vezes esse filtro. No entanto, nem sempre conseguiam atender todo mundo que chegava (e nem sempre da melhor maneira), afinal, quem atender primeiro: um possível cliente que falou que poderia ter um plano, ou um cliente que gostaria de reclamar sobre um serviço prestado?

O dilema do atendimento disperso

Você que possui uma empresa sente que também está neste dilema? Empresas que trabalham com a divisão de atenção da mesma pessoa para diversos assuntos estão, ao final,  propensas a ter uma queda de qualidade no atendimento prestado, justamente por ter um trabalho muito disperso. 

O ideal seria a empresa inteira ter somente um número que os clientes pudessem confiar seu atendimento, resolvendo, por lá, tudo com alguns toques na tela do celular: dúvida sobre planos, como comprar, sugestões, reclamações, área financeira, etc…

Então, a quem recorrer? Se ele quiser falar sobre assuntos financeiros, comerciais ou dúvidas sobre seu plano ele ficaria perdido em meios a tantos contatos chamaria a todos ou desistiria daquela empresa. 

Um número só para toda a empresa

E se houvesse uma plataforma que pudesse não só deixar todos as pessoas da equipe utilizando o mesmo número, mas também permitindo, ao mesmo tempo, que os atendentes pudessem organizar os seus contatos? E por que não dar também ao gestor a possibilidade de ter todas as métricas sobre isto?

Felizmente esta ferramenta existe: a plataforma Take Blip. Nada mais de vários números com vários atendentes tendo que logar no WhatsApp Web. Ao utilizá-la, todos usariam a mesma plataforma com um número só.

Ao explicar o que a plataforma Take Blip poderia fazer pelo meu amigo gestor de atendimento, ele conseguiu perceber que, de cara, 3 grandes vantagens em relação ao seu modelo:

  • organização da fila de contatos: todos os clientes que chegassem, seriam redirecionados para uma só plataforma. Só isto bastaria para que os atendentes não tivessem que ficar logando em telas do WhatsApp Web, cada um com seu celular.
  • organização por equipes: os contatos que chegassem poderiam ser filtrados em um primeiro momento naquele mesmo modelo que vimos acima (curiosos, possíveis clientes ou clientes).
  • métricas de atendimento: tendo todos os contatos em apenas uma plataforma permite que o gestor de atendimento saiba quais atendentes performam melhor, qual o número de conversas em aberto, o número de mensagens enviadas e recebidas  e muito mais.

Autonomia e liberdade para os atendentes

Dando muito mais autonomia ao atendentes — deixando que eles continuem fazendo o seu trabalho da mesma forma — e ao mesmo tempo tendo métricas sobre este atendimento, o nosso gestor pode agora ter um atendimento eficiente e simples.

Tudo isto parece muito bom, mas ainda existem mais duas vantagens em relação ao número oficial do WhatsApp: a opção de escolher um número da sua preferência para a empresa Take Blip aprovar com o Facebook.

Isso significa que o número que você utiliza atualmente para o atendimento geral da sua empresa possa ser o número único e oficial do WhatsApp, e isto nos leva a segunda cereja do bolo: a possibilidade de ter um número verificado pelo próprio Facebook. 

Empresas com uma efetiva comunicação com os clientes e com uma ótima presença online podem estar aptos a ter o selo de verificação do WhatsApp, passando mais credibilidade e segurança aos seus clientes.

O que você está esperando então para ter um atendimento eficiente e competitivo? Caso queira revolucionar hoje mesmo a comunicação da sua empresa, basta entrar em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: