Quais são as reais vantagens do WhatsApp Business?

vantagens do WhatsApp Business

A utilização do WhatsApp Business já não é uma novidade para as empresas. Cada vez mais, esse canal de comunicação tem sido um forte aliado para interagir, engajar e até mesmo fidelizar clientes. Por isso, ter o WhatsApp como opção de comunicação é praticamente uma obrigatoriedade para as empresas, principalmente em função das inúmeras vantagens do WhatsApp Business.

Atualmente, estima-se que 76% dos brasileiros usam a ferramenta para interagir com as marcas, é o que diz a pesquisa  Mensageria no Brasil – Fevereiro 2020, publicada pela Panorama Mobile Time/ Opinion Box. 

Diante disso, é inevitável a presença das empresas neste ambiente conversacional, que tanto tem sido inserido em nossa sociedade.

Criamos um guia e você pode navegar entre os tópicos clicando abaixo:

Mas vamos entender, nos tópicos abaixo, quais são as reais vantagens do WhatsApp Business, quais são as funcionalidades que são grandemente úteis aos diversos tipos de negócios e suas especificações. 

O que é WhatsApp Business

O WhatsApp tem duas versões do seu aplicativo: a versão comum, utilizada por pessoas físicas, para conversas do dia a dia e o WhatsApp Business que foi criado para atender a demanda de comunicação das organizações.

Esse último, foi criado em 2018, “desenvolvido para atender às necessidades das pequenas empresas” de acordo com o próprio site da marca. O app auxilia os pequenos negócios e microempreendedores a manter um relacionamento mais próximo com o seu público, por meio de um canal que já faz parte da vida das pessoas.

O WhatsApp Business tem as mesmas funcionalidades da sua versão pioneira:

  • envio de mensagens de texto e voz;
  • compartilhamento de arquivos de imagem, vídeo, gif e PDF;
  • chamada de voz e de vídeo;
  • envio de mensagens para uma lista de transmissão;
  • criação de grupos;
  • marcação de mensagem;
  • envio de localização.

Porém, além dessas funções, existem outras vantagens do WhatsApp Business que são completamente adequadas às necessidades das pequenas empresas.

Vantagens do WhatsApp Business

Perfil comercial

O perfil comercial se difere de um perfil pessoal, como acontece em várias outras redes sociais. Quando sua conta muda para uma conta de negócios, no app, é possível exibir algumas informações como: e-mail, site e a localização do negócio.

Portanto, o usuário não precisa sair do aplicativo e acessar um outro canal de comunicação para ter essas informações sobre a sua empresa.

Canal exclusivo para comunicação

Com uma conta de WhatsApp Business, sua comunicação fica completamente centralizada em um só lugar e sua empresa pode atender, com exclusividade, os seus clientes.

Mensagem de ausência e saudação

Outra facilidade do WhatsApp Business, é a possibilidade de criar algumas mensagens automáticas. Uma delas é a mensagem de saudação, que pode ser programada quando alguém entra em contato com a sua conta.

Além disso, o app também permite que o usuário da conta de negócios programe outro tipo de mensagem automática, a ser enviada quando uma pessoa envia uma mensagem fora do seu horário de atendimento. No texto, é possível informar, por exemplo, que o atendente não está disponível no momento e que, em breve, ele será atendido.

Facilidade de exibir produtos

Pensando especificamente na facilidade e objetividade da comunicação, o aplicativo também oferece um espaço para exibição de produtos ou serviços. Dentro do aplicativo, tem um catálogo, onde é permitido incluir nome, imagem e preço do que está sendo vendido. Ou seja, funciona como uma vitrine virtual para que o seu público conheça melhor sobre sua marca.

Análise de estatísticas

Mais uma das vantagens do WhatsApp Business é o menu de estatísticas. Dentro da versão de negócios do app, existe essa funcionalidade que permite acompanhar quantas mensagens foram enviadas, entregues, recebidas e lidas. 

Esse recurso auxilia o dono da conta a entender como está sendo o desempenho da sua comunicação com o público, podendo gerar novas ideias e reajustes em sua estratégia.

Etiquetas que organizam as conversas

Outra ferramenta importante do WhatsApp Business são as etiquetas, que permitem selecionar os contatos, separando-os por categorias. Isso facilita muito a comunicação, uma vez que seu público estará segmentado.

Portanto, quando for entrar em contato com um de seus clientes, você já saberá o que dizer, como se dirigir a ele, qual tipo de conteúdo ele consome, quais são os produtos mais comprados, enfim. A forma como classifica os contatos, fica a critério do dono da conta.

Um único lugar que reúne informações precisas

Diante disso, pode-se observar que o WhatsApp Business centraliza informações fundamentais e objetivas em um só lugar. Ou seja, o cliente que realiza um atendimento via app, não precisa ir para outro canal para saber mais sobre a sua empresa, pois os dados principais estão todos em um único lugar. 

Como evoluir o contato realizado pelo app?

Como citado anteriormente, o WhatsApp Business foi criado pensando em micro e pequenas empresas. Logo, ele é uma ótima opção, caso a sua empresa esteja dentro de uma dessas especificações.

Porque, ainda que essa versão do app disponibilize muitas funcionalidades realmente relevantes, ele não possui o recurso de automação de todas as mensagens. Com isso, é necessário que aconteça um atendimento humano, limitando assim a automatização completa desse processo. 

Ou seja, para uma empresa de médio e grande porte, que certamente recebe um alto volume de mensagens, essa solução não seria completamente viável.

Entretanto, posteriormente à criação do WhatsApp Business, as oportunidades de contato automático surgiram com o lançamento da API do WhatsApp Business, também chamado de Whatsapp Business Solution.

Sobre Whatsapp Business API

Para atender às empresas maiores, com esta versão do Whatsapp, tornou-se possível integrar um chatbot ao aplicativo, tornando assim a comunicação mais automatizada. Com ele o atendimento é personalizado, de qualidade e principalmente escalável.

Portanto, com essa inovação não apenas as mensagens de saudação e de uma resposta automática fora do horário de atendimento poderão ser enviadas, mas poderá ser criado todo um fluxo de interação previamente estabelecido.

Mas para usar esse recurso, é necessário criar um chatbot e incorporá-lo ao aplicativo. Ou seja, é preciso planejar uma estratégia de conversação, entendendo as seguintes questões:

  • Qual é o objetivo/ finalidade desse chatbot;
  • Como é o comportamento dil público que receberá essa comunicação;
  • Qual é o tom de voz mais adequado a ser usado;
  • Quais são os assuntos mais recorrentes em conversas com seus clientes

Enfim, são várias etapas de planejamento, que podem ser estudadas e aplicadas em uma conversa via chatbot. O importante é que ele seja elaborado com cuidado e aproveitando ao máximo as oportunidades que um robô inteligente pode oferecer.

Gostou de saber um pouco mais sobre as reais vantagens do WhatsApp Business? Saiba também como vender pela plataforma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: