Como vender pelo WhatsApp? Confira as melhores dicas!

vender pelo WhatsApp

Cada vez mais as empresas buscam formas de fazer negócios e fortalecer o relacionamento com seu público por meio do WhatsApp. Não é para menos, afinal, o aplicativo de mensagens já soma cerca um bilhão e meio de usuários ativos no mundo todo. Confira nossas dicas para vender pelo WhatsApp.

O WhatsApp se revelou uma solução fácil, prática e eficiente para as empresas que buscam potencializar suas vendas e aumentar o alcance de sua marca junto a seus públicos. 

Entretanto, apesar da popularidade desse aplicativo — hoje, 99% dos brasileiros o utilizam para trocar mensagens —  e da familiaridade com a ferramenta, as empresas não podem dispensar um planejamento estratégico no momento de fazer negócios pelo WhatsApp. 

A separação entre conta pessoal e profissional, por exemplo, é a primeira regra para que sua empresa consiga estabelecer um atendimento profissional e atender às necessidades de seus clientes. 

Continue acompanhando este artigo e confira nossas dicas de como vender pelo WhatsApp!

Por que vender pelo WhatsApp?

O WhatsApp chegou ao Brasil em 2009 e, de lá para cá, divulga constantemente novas funcionalidades e atualizações com o objetivo alcançar o maior número de pessoas possível e fidelizar seus usuários.

Estima-se que, hoje em dia, 93% dos usuários do WhatsApp acessam o app pelo menos uma vez ao dia e que 70% deles estão dispostos a fazer negócios pelo aplicativo. E o que isso representa para as empresas? Que marcar presença nesse ambiente digital é estar onde seus clientes atuais e potenciais clientes estão

Apostar nas vendas por esse app é uma ótima oportunidade para desenvolver uma comunicação eficiente com seu público, aumentar o reconhecimento da sua marca e consequentemente, elevar as suas vendas

Agora que você já entendeu um pouco melhor sobre a presença do WhatsApp no Brasil e por que sua empresa deve apostar nas vendas por meio desse aplicativo, confira as melhores dicas para você começar a vender hoje mesmo.

Quais são as melhores dicas para vender pelo aplicativo?

vender pelo WhatsApp

Utilize o WhatsApp Business

Desde 2018, o WhatsApp possui uma versão para pequenas, médias e grandes empresas: o WhatsApp Business.

Quando uma empresa entra em contato com um cliente utilizando a versão Business do WhatsApp, este é informado que está conversando com o uma conta comercial, bem como tem acesso às demais informações sobre a empresa em seu perfil.

Essa funcionalidade aumenta a confiança dos consumidores em fazerem negócios pelo app e garante à empresa maior credibilidade na hora da venda.

Além disso, o aplicativo também permite que você envie mensagens automáticas e monitore o número de mensagens enviadas, entregues e lidas pelos clientes por meio das métricas. Essas informações te ajudam a ter um panorama geral do desempenho da sua empresa e a aperfeiçoar constantemente sua estratégia de vendas pelo app.

Garanta permissão antes de enviar mensagens

Nós sabemos que o WhatsApp é um aplicativo que estimula a proximidade e facilita a troca de mensagens instantâneas. Entretanto, é muito importante estabelecer um limite entre a divulgação de seus produtos e serviços e a possível invasão do espaço pessoal dos seus clientes.

Para vender pelo WhatsApp de forma transparente e respeitosa, é essencial que você envie mensagens apenas para as pessoas que aceitaram previamente recebê-las, ok? 

Além da possibilidade de ferir a imagem da sua empresa junto ao público, o envio de mensagens não autorizadas pode desestimular o cliente a fazer negócio com você e resultar em um contato improdutivo, ou seja, que não gerou retorno algum para o seu negócio ou para o usuário.

Invista tempo e dedicação nos atendimentos

Como você já sabe, o WhatsApp é uma ferramenta que se destaca pelo dinamismo e facilidade na troca de mensagens entre as pessoas. E, no contato entre empresas e clientes, isso não seria diferente.

O cliente que entra em contato com a sua empresa por meio do app espera receber uma resposta rápida e ser atendido com eficiência e dinamismo. Por isso, é essencial investir tempo e dedicação nos atendimentos pelo WhatsApp. Vale, inclusive, treinar um ou mais colaboradores para se dedicar ao atendimento por essa ferramenta em período integral.

Entenda seu público e vá além das vendas

Desenhar as personas que representam seu público é essencial para que o contato da sua empresa com os clientes seja bem sucedido. Ao conhecer o perfil das pessoas com quem você conversa, é possível determinar as diferentes abordagens de atendimento, quando um tom mais formal será utilizado e em quais situações suas conversas podem ser mais próximas e descontraídas.

Quanto mais você conhece seu público, mais fácil se torna apostar em contatos que fazem sentido para ele e vão além das vendas. O marketing de conteúdo é uma ótima estratégia para engajar sua audiência e consiste em produzir e oferecer materiais e informações valiosos e relevantes ao seu público.

Por exemplo, se você possui uma marca de sapatos, não precisa limitar seus contatos à oferta de produtos e promoções. Você pode produzir vídeos, imagens e documentos em que você ensina as melhores práticas de cuidado para que os sapatos de couro durem por mais tempo. Isso faz com que seu público fique mais engajado e o faz confiar cada vez mais na sua marca.

Automatize processos, sem deixar a personalização de lado

À medida que a rede de contatos de uma empresa cresce, fica cada vez mais difícil administrar o envio de mensagens individuais e personalizadas aos seus clientes. 

Para facilitar a sua vida, o WhatsApp conta com a funcionalidade de criar listas de transmissão. Essa funcionalidade consiste em enviar uma mensagem a uma lista de contatos com apenas um clique.

A principal vantagem em usar as listas de transmissão é que os destinatários recebem as mensagens em conversas privadas, e não coletivas, e podem dar andamento ao atendimento de forma individual.

Por outro lado, é importante lembrar que, como em qualquer outro canal de atendimento, você estará em contato com clientes muito diferentes ao mesmo tempo.

Existirão aqueles que ainda não conhecem seus produtos e serviços e aqueles que possuem um relacionamento de anos com a sua marca, por exemplo. Isso significa que a sua abordagem não pode ser a mesma com todos os clientes.

Para automatizar o contato sem deixar o contato próximo com seus clientes de lado, é essencial que você divida seus clientes em grupos, de acordo com seu perfil e com a etapa do funil de vendas na qual cada um deles se encontra, e crie listas de transmissões diferentes para cada um dos grupos de consumidores.

Por que criação de grupos de WhatsApp não é uma boa estratégia de venda?

Uma outra maneira de automatizar o envio de mensagens no WhatsApp é por meio da criação de grupos. Entretanto, essa não é uma estratégia de venda recomendada e a gente te explica o porquê.

Por meio dos grupos, todos os atendimentos são feitos de maneira coletiva e nada personalizada. Isso acaba sendo desconfortável para seus clientes, que podem preferir discutir assuntos como pagamentos, parcelamento ou trocas de produtos de forma privada. Além disso, os participantes do grupo têm que lidar com um grande volume de mensagens de terceiros e que nem sempre serão de seu interesse. 

Criar grupos com seus clientes pode até trazer vantagens para você, mas não para os seus clientes, que podem se sentir desestimulados a continuar fazendo negócio com a sua empresa

Ainda tem dúvidas dos motivos pelos quais os grupos de WhatsApp não são recomendados para a sua empresa? Neste artigo, a gente te explica detalhe por detalhe por que eles são uma estratégia de marketing ruim. 

Depois dessas dicas sua empresa já está pronta para fortalecer o relacionamento com seus clientes e aumentar suas vendas pelo aplicativo de mensagem mais popular do Brasil. Continue no nosso blog e conheça a importância do Vendedor Digital na estratégia do seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: