WhatsApp, Business e API: quais as diferenças das versões do WhatsApp?

versões do WhatsApp

Você sabia que existem diferentes versões do WhatsApp? Pois bem, o aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil está, a cada dia, se tornando também uma importante ferramenta de interação, divulgação e vendas no meio corporativo. 

Sabe-se que hoje “mais de 50 milhões de empresas, de todos os tamanhos, utilizam o WhatsApp Business. Além disso, 175 milhões de pessoas interagem todos os dias com alguma conta comercial no WhatsApp”, segundo artigo da Agora RN.

Ou seja, as pessoas estão constantemente online, seja em conversas pessoais, de seu local de trabalho ou até mesmo em interações com as marcas. Com isso, foi se fazendo necessário o surgimento de novas funcionalidades para facilitar a troca de mensagens entre pessoas e empresas.

Por isso, hoje, temos acesso a diferentes versões do WhatsApp, cada uma com a sua finalidade e objetivo de uso. Siga esta leitura e conheça como cada uma delas funciona e qual é a melhor versão para ocasiões diversas.

Sobre o WhatsApp

O WhatsApp foi criado em 2009, nos Estados Unidos, por Brian Acton e Jan Koum, com o objetivo de ser uma nova alternativa para troca de mensagens entre as pessoas. A principal missão da marca é “possibilitar que as pessoas se comuniquem sem barreiras em qualquer lugar do mundo”.

Ao longo do tempo o app foi se popularizando e sendo usado em todo o mundo e vem tornando proporções cada vez maiores. Em 2014, foi comprado pelo Facebook, mas continuou atuando de forma independente da rede de Zuckerberg.

E não apenas o número de usuários aumentou, mas as suas funcionalidades também sofreram grandes melhorias e adequações às preferências dos utilizadores. O app é gratuito e hoje conta com mais de 2 bilhões de usuários espalhados pelo mundo.

versões do WhatsApp

WhatsApp convencional

A mais popular das versões do WhatsApp é a convencional, aquela que a maioria das pessoas estão acostumadas a lidar no dia a dia, com os recursos clássicos, que são:

  • envio de mensagens de texto, áudio e vídeo;
  • compartilhamento de documentos;
  • chamadas de voz e vídeo;
  • WhatsApp Web;
  • criação de grupos e linhas de transmissão;
  • publicação de Status.

Essas funções são, de fato, úteis para uma comunicação rápida, fácil e sem barreiras, como a empresa propõe. Porém, as organizações corporativas encontraram, neste meio de comunicação, uma oportunidade de interagir com seus clientes e até mesmo vender utilizando o app. 

Por isso, o canal de mensageria mais utilizado no mundo criou vertentes que pudessem atender também aos empreendedores.

WhatsApp Business

O WhatsApp Business é mais uma das versões do WhatsApp, porém menos popular entre as pessoas físicas. Pois esse recurso “foi pensado com o pequeno empreendedor em mente. Ele facilita a interação com os clientes, fornecendo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens”, segundo o site do WhatsApp.

Assim como o app convencional, essa solução também é gratuita e está disponível para Android e iOS. Ela também possui as mesmas funções de envio de mensagens, compartilhamento de documentos, chamadas de voz e vídeo etc. Porém, também traz outras funcionalidades importantes que fazem toda a diferença para a comunicação corporativa, como:

  • exposição de dados comerciais, como: e-mail, endereço, link para o site da empresa e para outras redes sociais;
  • catálogo de produtos;
  • possibilidade de marcação de clientes e pedidos por etiquetas;
  • estatísticas de quantidade de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas;
  • envio de mensagens automáticas.

Com uma conta comercial do WhatsApp, as pequenas empresas tiveram a oportunidade de agregar um canal simples e prático para se comunicar com seu público, o qual já estava fortemente familiarizado com a ferramenta.

O WhatsApp para negócios foi uma grande inovação para pequenas empresas, entretanto, essa alternativa não atendia de forma satisfatória às grandes empresas. Pois, essas tinham um grande fluxo de mensagens recebidas, as quais não poderiam ser respondidas manualmente e, com isso, tornou-se necessário encontrar uma maneira de escalar esse atendimento. 

WhatsApp Business API

O WhatsApp Business API, também chamado de Whatsapp Business Solution, é uma alternativa que permite automatizar o envio de respostas via app. Ou seja, esse atendimento, com alto volume de mensagens, pode ser feito por meio de uma inteligência artificial, um chatbot.

Com essa novidade, as grandes organizações puderam aderir ao WhatsApp como meio de comunicação para manter um relacionamento de qualidade com seus clientes e estabelecer um grau de confiança por meio desse diálogo automatizado. 

Portanto, o grande diferencial desta versão do WhatsApp é oferecer uma alternativa que integra um robô inteligente, disponível para solicitações de clientes 7 dias por semana e 24 horas por dia.

Consequentemente, a principal atribuição desta versão foi a construção de automação do atendimento, mas isso pode ser feito sem abandonar a presença de um atendente humano. Ou seja, ao mesmo tempo que um chatbot faz um ótimo trabalho com atividades processuais, em alguns momentos será necessário que a inteligência humana intervenha.

Por exemplo, se a operação em questão for um envio de comprovante, segunda via de contas, recibos, extratos, entre outras funções mais objetivas e operacionais, um robô é completamente capaz e adequado para responder.

Em contrapartida, se a solicitação do atendimento for mais complexa e exigir uma análise mais estratégica, esse atendimento deve ser transferido para um profissional especializado.

Essa junção de expertises é entendida como o atendimento híbrido e é um processo extremamente funcional no que diz respeito ao melhor aproveitamento de tempo e recursos.

Versões do WhatsApp e suas aplicações 

Diante disso, conseguimos perceber que cada versão do WhatsApp foi feita com um propósito.

O WhatsApp convencional para atender às pessoas no seu dia a dia, facilitando a comunicação informal feita individualmente ou em grupos.

WhatsApp Business, que atende às micro e pequenas empresas para interagirem com seu público, dispondo de mais um canal de esclarecimento de dúvidas, de divulgação de seus produtos e serviços e interação com clientes.

E, por fim, o WhatsApp Business API, que foi criado como uma solução para médias e grandes empresas, para suprir a necessidade de automatizar e escalar o atendimento via chat. Contando com o auxílio de um bot integrado, apoiado pela inteligência humana quando necessário.

Agora que você sabe ainda mais sobre as diferenças das versões do WhatsApp, que tal conferir como vender mais pelo aplicativo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: