WhatsApp Business API: o que é, como implementar e as razões para adotar a solução

whatsapp business api take capa post

Em vez de ler, que tal escutar o artigo? Basta clicar no player logo abaixo!

Desde sempre, as empresas buscam ter uma boa comunicação com seus clientes, e a tecnologia tem se desenvolvido para que isso aconteça. Exemplo disso é o WhatsApp Business API, versão para médias e grandes empresas do WhatsApp para empresas. A opção possibilita conversas automatizadas com seus clientes, com a proposta de resolver um dos maiores desafios de escalabilidade na comunicação.

Por se tratar de algo, é comum que gerentes de TI das empresas tenham dúvidas sobre o novo serviço de API de integração do WhatsApp.

E foi pensando nisso que fizemos este post sobre o API para WhatsApp!

Nos tópicos a seguir, vamos esclarecer questões sobre o WhatsApp Business API, para que você se informe sobre o assunto e conheça essa solução para o seu negócio. Acompanhe o texto ou siga o índice abaixo!

Como chegamos ao WhatsApp Business API?

O WhatsApp Business API, ou WhatsApp Business Solution, foi lançado no dia 01 de agosto de 2018. Antes disso, caso uma empresa desejasse utilizar o WhatsApp para se comunicar com os seus clientes, ela tinha duas opções:

  • comprar um chip e usá-lo em um smartphone como uma conta dedicada à empresa, como um usuário comum de pessoa física. Nesse caso, era necessário que um colaborador ficasse responsável por acompanhar as mensagens enviadas e respondê-las;
  • ou usar o WhatsApp Business App, lançado oficialmente em janeiro de 2018. Nessa modalidade, era necessário fazer o download do aplicativo próprio para empresa e criar uma conta comercial. No entanto, essa versão ainda exige que um atendente humano responda às mensagens enviadas para e pelos clientes.

Esse modelo pode ser interessante para pequenos negócios, como uma clínica médica que tem alguém em horário comercial respondendo às solicitações de marcação de horários para os pacientes.

Já para grandes companhias, que recebem milhares de mensagens por dia, o WhatsApp Business ainda não era totalmente escalável. Isso se tornou possível apenas recentemente com o WhatsApp Business API, que possibilita automatizar conversas.

Saiba mais sobre as vantagens do WhatsApp Business no vídeo a seguir:

Leia também: Conta comercial oficial no WhatsApp: informações que você precisa saber

Qual é a função da API de integração do WhatsApp Business?

A principal função do WhatsApp Business API é possibilitar que as empresas tenham uma comunicação de qualidade com os seus clientes, estreitando os relacionamentos e, assim, conquistando mais confiança. Resumidamente é o uso de um tipo de chatbot para melhorar a satisfação do cliente.

O WhatsApp é um aplicativo muito popular no Brasil e é raro encontrarmos um usuário de smartphone que não o utilize. Desse modo, uma das principais revoluções do API do WhatsApp é permitir que as empresas estejam onde todo mundo está, proporcionando:

  • atendimento de qualidade;
  • uma entrega de serviços escalável e interessante para os seus clientes.

Além disso, a API oficial do WhatsApp, desenvolvida para o serviço de atendimento e relacionamento com o cliente, é justamente o que permite a automação de conversas, o que caracteriza o principal diferencial dessa novidade.

Fale com nossos especialistas e saiba como melhorar o seu atendimento no WhatsApp!

Whatsapp Business API
Divulgação do contato oficial da Localiza Hertz no WhatsApp, via WhatsApp Business API. O contato foi construído pela Take utilizando nossa plataforma BLiP

Como integrar o serviço de WhatsApp API para obter os melhores resultados

Conheça o BLiP

O BLiP é uma plataforma completa para a construção, gestão e evolução de chatbot para empresas, criado pela Take — que é Provedora de Solução Oficial do WhatsApp Business API — e já integrado ao WA como canal de publicação.

Essa integração do WhatsApp API funciona basicamente da mesma forma como já ocorre com outros canais, como o Telegram e o Facebook Messenger.

Todas as empresas podem utilizar o BLiP para realizar atendimento via WhatsApp Business API?

Qualquer empresa, independentemente de seu porte, pode utilizar o BLiP para realizar o seu atendimento a clientes via WhatsApp ao adquirir o plano Business ou Enterprise da plataforma.
É interessante ressaltar que diversas empresas, em diferentes partes do mundo, já utilizam o BLiP para se comunicar com os seus clientes via WhatsApp.

Quais as principais vantagens de utilizar o BLiP no WhatsApp Business API?

Uma recente pesquisa aponta que 96% das empresas querem uma conta no WhatsApp Business. Por quê? Ao utilizar o BLiP para construir e gerenciar o seu contato oficial no WhatsApp, as empresas têm uma série de vantagens. As principais delas são:

Facilidade para construir uma automação

Com o BLiP, sua comunicação com os clientes será mais efetiva, pois poderá construir uma automação que responda às mensagens imediatamente, sem a necessidade de contar com um atendente humano para isso.

Além de economia, isso gera uma imagem mais positiva para os clientes, uma vez que eles poderão tirar dúvidas a qualquer horário do dia, mesmo que não seja o de funcionamento da organização.

Você tem receio de que a automação torne sua comunicação mecânica e que seu cliente se sinta conversando com uma máquina? Esse é um bom ponto a considerar e para responder a esse questionamento, indicamos o artigo; “Na era digital, bots podem conversar como humanos?”

Possibilidade de adotar um atendimento híbrido

Além da automatização, a empresa terá a possibilidade de colocar pessoas para fazerem atendimento junto ao chatbot do WhatsApp, criando uma parceria entre humanos e bots para melhorar a experiência do cliente.

Desse modo, será possível que a automação responda às dúvidas mais frequentes dos clientes enquanto os questionamentos mais específicos ficam por conta dos atendentes.

Tudo isso na mesma conversa, pelo WhatsApp Messenger API, sem precisar “aguardar na linha” nem mudar de canal.

Criação de relatórios de conversas

Com o BLiP, plataforma da Take integrada à API oficial do WhatsApp, também é possível desenvolver um completo relatório de conversas.

Desse modo, por meio do chat API do WhatsApp, é permitido visualizar o histórico de conversas anteriores e, assim, obter insights para conquistar mais resultados positivos com o uso dos chatbots, uma vez que será possível analisar os resultados alcançados nas conversas.

Atualizações automáticas

Como se trata de um projeto recente, o WhatsApp Business API lança atualizações frequentemente. Isso gera muita mão de obra para as empresas, que precisam atualizar o sistema sempre que algo novo é lançado.

Com o BLiP, tudo isso é automatizado e transparente, de modo que as atualizações serão feitas no WhatsApp Business API e você nem se dará conta disso, tamanha a comodidade.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o WhatsApp Business API e como o BLiP pode contribuir para a sua implementação, conheça nossos planos, descubra qual é a ideal para seu negócios e não perca a oportunidade de revolucionar a forma como a sua empresa se comunica com os seus clientes!

Como implementar o WhatsApp Business API na empresa?

O acesso a solução para WhatsApp para grandes empresas ainda é restrito e precisa passar pela aprovação da plataforma. O objetivo, entretanto, não é excluir empresas, mas sim manter a qualidade da experiência dos usuários.

Entretanto, cada vez mais empresas conseguem a aprovação de seus projetos e podem desenvolver legalmente a automação das conversas realizadas na plataforma. Como? A seguir, criamos um passo a passo de como implantar o WhatsApp para grandes empresas.

1. Entre em contato com um Provedor Autorizado de Serviço para o WhatsApp

É por meio desse provedor autorizado de serviço para o WhatsApp que sua empresa irá conseguir a aprovação para usar o Whatsapp Business API. Toda empresa precisa desse intermédio.

O BLiP é o provedor oficial do WhatsApp no Brasil. Logo, o primeiro passo para conseguir a aprovação do WhatsApp é entrar em contato com o sistema. Juntos vocês irão criar uma defesa do seu projeto e o BLiP irá defendê-lo para a equipe responsável do aplicativo.

Uma vez aprovado você deve seguir para a próxima etapa.

2. Onboarding para criação e configuração

Também é a partir do provedor autorizado que a criação e ativação do WhastApp Business API do bot será executada.

Nessa etapa todo o fluxo de conversas será construído bem como as integrações realizadas e a inteligência artificial incorporada.

A plataforma associa o contato do telefone escolhido ao bot que foi criado no BLIP.

3. Comece a enviar e receber mensagens

Com toda a criação feita pelo BLiP, é hora de começar enviar e receber mensagens. A equipe do provedor irá realizar treinamento com quem for manejar o sistema e também prestará apoio a demais necessidades de suporte.

Além disso, toda a responsabilidades com infraestrutura, configuração e aprovação das mensagens e gerenciamento e pagamento da conta perante o WhastApp é de responsabilidade do provedor autorizado.

Quanto custa usar o WhatsApp para grandes empresas?

Agora que você já sabe o que é o WhatsApp para grandes empresas, é hora de saber quanto ele vai custar para sua empresa.

política de cobranças do WhatsApp funciona assim: se o usuário/cliente inicia a conversa com a sua empresa, não há custo com a plataforma e você ainda tem uma “janela” de 24 horas para interagir com o usuário por quantas mensagens e notificações você quiser, sem custo.

Depois de 24 horas que o cliente parou de te responder, você continua podendo mandar notificações, mas terá um custo por notificação cobrado pelo WhatsApp. Esse custo varia de acordo com impostos.

Novamente, o provedor autorizado atua ativamente na gestão da sua conta no WhatsApp Business API intermediando todo o relacionamento, por meio de um taxa de administração.

Quais são os benefícios do WhatsApp Corporativo?

Maior proximidade com o cliente

Por ser o principal canal de comunicação usado por usuários do mundo todo, o WhatsApp amplia a capacidade de alcance da sua empresa. Além disso, a comunicação pelo app já é um costume das pessoas o que pode facilitar o aumento da taxa de resposta, em relação ao uso de outros sistemas como o SMS.

O WhatsApp para grandes empresas permite o envio de mensagens multimídias como imagem e arquivo pdf, ampliando as possibilidades de relacionamento entre empresas e usuários bem como estimulando o engajamento.

Sua empresa também tem acesso a confirmação de entrega e de leitura do usuário o que pode ser bastante útil dependendo do seu negócio.

Segurança para o usuário

Um dos benefícios de usar o WhatsApp para grandes empresas é a segurança oferecida ao usuário.

O canal de comunicação realiza uma verificação do contato da sua empresa. São três tipos de:

  • verificação regular
  • conta confirmada
  • conta verificada

Uma conta verificada indica que o WhatsApp realizou todas as análises e confirma que o número usado é realmente daquela empresa. Isso garante ao usuário que as mensagens enviadas chegarão apenas à empresa desejada.

Como funciona o processo de ativação?

É normal que exista uma certa ansiedade do parceiro para realizar a ativação do WhatsApp Business API. Não é para menos, uma vez que após este processo tem-se total autonomia na construção, gestão e evolução do seu contato inteligente no WhatsApp.

Mas é bom entender que até chegar no êxito da ativação do seu número, são necessárias algumas etapas que requerem atuação do WhatsApp Solution Provider e do próprio parceiro dono do número.

Aprovação junto ao WhatsApp

Antes mesmo de iniciar a parte operacional de ativação do número no WhatsApp Business API, é necessário executar um processo que visa o compliance entre o Solution Provider e o próprio WhatsApp.

Atualmente, toda empresa que deseja utilizar a API do WhatsApp deve passar por uma aprovação do próprio Facebook. Isso significa que antes mesmo de iniciar o processo de ativação do número, é necessário que a empresa esteja aprovada.

Coleta do Facebook Business Manager ID

Com o êxito do processo do tópico anterior, teremos total autonomia para coletar e definir as informações necessárias para a ativação do número. A primeira das informações a ser coletada é o Facebook Business Manager ID.

Esse ID será necessário para que o Solution Provider crie a WhatsApp Business Account (WABA) da sua empresa. Como o próprio nome induz, a WABA será a sua conta no WhatsApp Business API, que deverá conter o(s) número(s) que serão ativados.

Vale enfatizar que o ID deve ser do Facebook Business Manager da empresa “dona” do número, no qual foi pré-aprovada junto ao WhatsApp. Na prática, essa informação pode ser coletada seguindo os passos abaixo:
ativação do whatsapp business api facebook bm take

Outro ponto importante a ser citado é que após a criação da WABA pelo Solution Provider, o parceiro deverá aprovar este vínculo no seu próprio Facebook Business Manager.

Definindo o nome e o número do seu contato no WhatsApp

Com a WABA criada e aprovada pelo parceiro, o próximo passo para a ativação do WhatsApp Business API da sua empresa é a definição do nome e o número do contato no WhatsApp. O nome, também conhecido como display name, é a forma que o seu contato será externado aos usuários. Esse nome fica mais evidente quando a conta é classificada como conta comercial oficial.

Sem muitos segredos, o número é aquele que será ativado para que seus clientes entrem em contato com você através dele — será o seu contato na agenda das pessoas. Isso significa que qualquer input dado pelo usuário nesse número ativado irá direcioná-lo para o fluxo estruturado no chatbot.

No exemplo abaixo, é colocado um exemplo prático da definição do display name (Fresh Produce) e o número (+1 631 555 1002).

ativação do whatsapp business api exemplo contato

Chegando à ativação do WhatsApp Business API

Para facilitar a compreensão, a imagem abaixo apresenta uma timeline do fluxo de informações até a ativação do número.

ativação do whatsapp business api timeline
É importante ressaltar que as etapas dessa linha do tempo dependem das anterior para acontecer:

  • para que a etapa de definição de informações inicie, é necessário que a empresa esteja aprovada no WhatsApp;
  • para que a criação da WABA seja realizada, é necessário definir o Facebook Business Manager ID na etapa 2;
  • para que o número e o display name seja registrado, é necessária a criação da WABA;
  • para que a ativação do número seja feita, é necessário que o número e o display name estejam cadastrados.

Embora pareça demorado, o processo até chegar no êxito da ativação do número é bem ágil se possuirmos os insumos corretos e bem definidos.

Para mais informações sobre o WhatsApp Business e sobre como a Take pode te ajudar com a solução, fale com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: