4 Formas de Usar o WhatsApp Para Controle Financeiro

WhatsApp Para Controle Financeiro

O WhatsApp chegou ao Brasil em 2009 e, muito mais do que revolucionar a forma de comunicação entre as pessoas, hoje, podemos dizer que também faz parte da revolução da vida financeira de milhares de brasileiros. Hoje, vamos falar sobre WhatsApp para controle financeiro.

Isso se deve ao fato de que o app oferece duas das coisas mais importantes para as transações bancárias e o sucesso dos negócios — independentemente do tamanho: agilidade e praticidade.

Já conhece os benefícios do WhatsApp para controle financeiro, seja da sua empresa ou o pessoal, ou só utiliza o app para se comunicar com os amigos e familiares? 

Se você ainda não se atualizou, é bom não perder mais tempo e conhecer tudo o que a plataforma oferece. 

Como usar o Whatsapp para controle financeiro?

Você verá que os usos do WhatsApp vão muito além de receber — ou fugir das — mensagens de bom dia dos grupos! 

Veja como melhorar a gestão financeira do seu negócio através do aplicativo:

1. Disponibilizar a 2ª via de faturas

O ideal para quem tem um negócio é utilizar o WhatsApp Business para formalizar as operações e garantir mais credibilidade ao cliente, pois ele possibilitará apresentar mais informações sobre a empresa.

Porém, se você é MEI, trabalha de forma individual e acredita que não há necessidade de uma conta corporativa, saiba que o WhatsApp para usuários também conta com recursos muito úteis para ajudar no seu controle financeiro.

Exemplo disso é a possibilidade de enviar a 2ª via de faturas, de forma prática, aos seus clientes. É só acessar o sistema que emite boletos, salvar o arquivo no celular ou no computador, abrir a conversa com o cliente e enviar o documento em formato .pdf.

Assim, ele pode quitar pelo app do banco digital ou imprimir para pagar em lotéricas. E se você também utiliza um banco digital para movimentar as contas da empresa, é ainda mais fácil enviar ou receber boletos para pagamento. 

A maioria dos bancos virtuais disponibiliza a ferramenta de depósito por boleto para receber dinheiro na conta. Ao gerar o boleto no app do banco, você pode enviá-lo por WhatsApp ao destinatário na mesma hora e, muitas vezes, sem custo.

Mas primeiro é importante consultar se a instituição oferece esse recurso de forma gratuita, certo?

WhatsApp Para Controle Financeiro

2. Enviar código de barra para pagamento

Mais uma vantagem de utilizar o app de mensagens é a facilidade de apenas copiar e colar o código de barra das faturas e enviá-lo para o WhatsApp do cliente. Esse pode ser um procedimento complementar ao envio do documento por e-mail, para facilitar.

Inclusive, caso você ainda não saiba, existe uma forma de enviar códigos de barras para você mesmo utilizando o aplicativo.

“Como assim? Vou conversar comigo mesmo?”

Parece estranho, mas sim! Olha como é fácil:

  1. Vá até a agenda do seu celular e adicione seu próprio número. Como sugestão, você pode colocar apenas “eu” ou seu nome para ajudar a identificar;
  2. Entre no WhatsApp, escolha um contato qualquer e abra a conversa com essa pessoa;
  3. Em seguida, toque no ícone de clipe de papel, se seu telefone for Android, ou no sinal de “+” caso seja iOS;
  4. Dentre as opções de anexo, você vai escolher a de “Contato”. Com isso, a sua agenda telefônica vai abrir e você selecionará o seu próprio número, que acabou de salvar na agenda;
  5. Após enviar o seu contato, repare que aparecerá um botão escrito “Mensagem”;
  6. Toque nesse botão e veja que o app vai abrir uma aba para conversar com você mesmo. Prontinho! 

Abrindo uma conversa com você mesmo é possível que você faça anotações, coloque lembretes úteis e outras coisas que são importantes para o seu controle financeiro.

3. Arquivar comprovantes de pagamento

Outro recurso bem interessante do WhatsApp é oferecer a possibilidade de arquivar comprovantes de pagamento na conversa consigo mesmo. 

Após adicionar seu número com o passo a passo que apresentamos acima, é só abrir a conversa e anexar documentos, fotos e qualquer outro arquivo que desejar. É uma ferramenta eficiente também para receber comprovantes dos clientes de forma rápida.

Além disso, essa é uma ótima maneira de enviar comprovantes de pagamentos pessoais para empresas que oferecem atendimento pelo WhatsApp, caso precise da comprovação.

Mas não deixe de garantir que esses comprovantes também estarão acessíveis em algum outro lugar, viu? É sempre importante se resguardar.

4. Mandar lembretes para pagamento ou mensagens de cobrança

Fazer cobrança diretamente é uma atividade constrangedora para você? Que tal fazer do WhatsApp um grande aliado nesse momento? Seja para lembrar um cliente ou amigo que te deve, o app é um ótimo recurso para evitar o desconforto da cobrança.

Para clientes, escreva uma mensagem como lembrete, de maneira educada e agradável, e insira a data do vencimento, a forma combinada para pagamento e pergunte se a pessoa precisa da segunda via do boleto ou do envio dos dados bancários, por exemplo.

Outras vantagens do Whatsapp para controle financeiro

Além desses recursos, utilize a ferramenta a seu favor para alavancar as vendas, como encaminhar catálogos de produtos e fazer todo o relacionamento com seus clientes.

A plataforma permite que você envie arquivos não só para o WhatsApp, mas também do seu WhatsApp para o e-mail e as redes sociais de outras pessoas — de maneira privada, você sabia?

Assim, se você possui algum tipo de material visual, é só compartilhar com os clientes e agilizar seu processo de vendas. Afinal, é difícil encontrar quem não usa o WhatsApp hoje em dia, não é verdade? Invista na ferramenta e veja os resultados!

Quer conferir mais dicas sobre como utilizar WhatsApp para controle financeiro? Conheça a Pago Quando Puder!

Esse texto foi escrito em parceria com o blog Pago Quando Puder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: