WhatsApp para escolas: como utilizar o app de forma assertiva?

O ano de 2020 foi repleto de muitas mudanças e exigiu de todos uma grande capacidade de adaptação. Não foi diferente para o setor da educação. Por isso, veja como WhatsApp para escolas pode ser uma boa estratégia de comunicação.

Como resultado, em meio ao isolamento, muitas atividades, que antes só aconteciam presencialmente, foram adaptadas para o mundo virtual; o trabalho tornou-se home office, reuniões tornaram-se chamadas de vídeo, shows e eventos passaram a ser realizados por meio de lives e as instituições de ensino instituíram a educação à distância em todo o país. 

O Google Meet, o Microsoft Team e o Google Classroom são algumas das plataformas mais utilizadas pelas escolas e demais instituições de ensino para ministrarem aulas de forma online.

Além disso, apesar de não ser utilizado para criar e gerenciar salas de aula virtuais, o WhatsApp também vem tendo papel fundamental nas escolas durante as atividades EAD. 

O app mais popular de mensagens do país já era utilizado por algumas escolas antes da pandemia do Coronavírus, em especial para estreitar o contato entre a instituição e as famílias dos estudantes.

Porém, após o início do isolamento, o WhatsApp para escolas se mostrou uma ferramenta extremamente versátil no dia a dia, auxiliando tanto educadores quanto alunos e pais na rotina escolar.

Continue a leitura deste artigo até o final e descubra diversas maneiras de tornar o uso do WhatsApp para escolas cada vez mais assertivo.

Como WhatsApp para escolas pode ser uma comunicação efetiva?

Se engana quem acha que o WhatsApp não pode ter papel fundamental na educação digital. O app, por ser democrático e de fácil acesso, pode se tornar um aplicativo-chave na hora de gerenciar informações e fortalecer o relacionamento com pais e alunos. 

Confira as nossas dicas para otimizar o uso dessa ferramenta pelas escolas:

WhatsApp para escolas

1. Centralize as informações oficiais da instituição em um único canal

Tenha um número de telefone único para a sua escola com a finalidade de transmitir informações oficiais da instituição aos familiares e alunos.

Calendário de aulas, suspensão de atividades, decisões institucionais são alguns dos exemplos de informações que podem ser transmitidas aos pais pelo WhatsApp oficial da escola.

Isso garante a credibilidade das mensagens e evita que informações cruzadas, ou até Fake News, sejam compartilhadas em nome da Instituição.

2. Crie listas de transmissão e otimize as comunicações

Um dos recursos disponibilizados pelo app é o de criar listas de transmissão.

Esse tipo de lista permite que um usuário crie uma relação de contatos e faça disparos em massa da mesma mensagem para diversos contatos, que a receberão individualmente em uma mensagem privada.

O recurso pode ser utilizado para enviar recados aos pais, informações importantes sobre as aulas ou até mesmo arquivos e atividades aos alunos

Além de essa automatização otimizar tempo, ela também garante que a escola não esqueça de alguém no momento de enviar informações a um grande número de pessoas.

Vale ressaltar que, para que os destinatários recebam as informações de uma lista de transmissão, é necessário que, anteriormente, eles tenham salvado o número do remetente em seus contatos — é o que chamamos de Opt-in.

3. Aproxime os pais da rotina escolar dos filhos

O app de mensagens pode servir como um ótimo canal de comunicação entre a escola e os pais.

Além de responder às eventuais dúvidas, o WhatsApp também pode ser utilizado para:

  • disponibilizar notas;
  • enviar recados;
  • compartilhar dicas de estudos;
  • calendários de atividades;
  • eventos online;
  • reportar ausência ou mau comportamento dos alunos. 

É possível, ainda, promover reuniões e conversas ao vivo entre educadores e pais por meio de ligações de áudio e chamadas de vídeo.

O aplicativo permite criar salas com até 8 pessoas, o que não atende à demanda de uma grande sala de aula, mas permite que pequenos grupos conversem durante tempo indeterminado.

4. Explore os diferentes formatos

O WhatsApp disponibiliza diversos formatos de conteúdo a seus usuários. No caso da educação digital, as escolas podem conversar ou enviar informações aos familiares dos alunos utilizando não apenas texto, mas também áudios, vídeos e documentos

Cada formato pode atender à necessidade do momento ou à importância de cada conteúdo. Instruções sobre a melhor forma de acessar o ambiente virtual de ensino, por exemplo, podem ser enviadas em um vídeo, enquanto um recado sobre o feriado pode ser enviado em forma de imagem ou de áudio.

5. Promova o compartilhamento dentro da própria equipe

Além do contato com pais e alunos, o WhatsApp para as escolas também pode funcionar como um canal de compartilhamento de informações entre os próprios colaboradores.

A instituição de ensino pode utilizar o aplicativo tanto para compartilhar informações escolares relevantes — como data de fechamento de notas, calendário de provas, eventos etc. — quanto para tratar de assuntos institucionais, como férias, ponto, pagamento, demandas dos professores e muito mais.

Além disso, ainda é possível que as escolas utilizem os grupos de WhatsApp para criar um ambiente virtual de troca entre educadores e demais funcionários.

Um espaço onde as pessoas possam trocar experiências umas com as outras, dividir suas percepções sobre a educação digital, compartilhar materiais ou até mesmo dar suas sugestões de melhoria à instituição.

Isso cria um ambiente seguro para todos e mantém as equipes alinhadas entre si.

6. Invista em chatbots para otimizar a comunicação com pais, alunos e professores

Em uma escola com um número elevado de estudantes, estabelecer uma comunicação assertiva com alunos e familiares pode se revelar um grande desafio.

As informações precisam ser organizadas, claras e objetivas, a fim de evitar qualquer desencontro ou falta de informação. Por isso, os chatbots podem ser uma ótima solução para otimizar o WhatsApp para escolas.

Os chatbots para escolas podem ser utilizados como complemento ao atendimento humano, automatizando respostas mais simples, como:

  • dúvidas objetivas sobre notas;
  • horários de aulas;
  • datas de provas e eventos;
  • prazos ou até mesmo disponibilizando informações institucionais (como telefones, endereços de e-mails e links).

O atendimento automatizado eficaz otimiza tempo e trabalho de funcionários da escola e ainda proporciona uma experiência positiva aos usuários, sejam eles alunos, pais ou professores. 

A educação digital pode ser um grande desafio, ainda mais se desenvolvido em um contexto atípico como o de uma pandemia, mas podemos utilizar a tecnologia a nosso favor e, a partir disso, gerar experiências marcantes e positivas a todos os envolvidos. O WhatsApp é um exemplo disso.

O WhatsApp para escolas pode ser utilizado tanto para otimizar a comunicação interna da instituição quanto para aproximar os pais das atividades escolares de seus filhos e engajar os alunos por meio de conteúdos em diferentes formatos.

Confira também: Chatbot para empresas: quais os primeiros passos para implementar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: