WhatsApp para imobiliárias: como usar o app neste segmento?

whatsapp para imobiliarias

Existem várias formas de se negociar um imóvel e nós já fazemos isso há muito tempo. No entanto, nada de muito significativo mudou nos últimos 30 anos – mas essa realidade pode ser transformada com o WhatsApp para imobiliárias.

Sabemos dos bons e velhos corretores que indicam, em visitas guiadas, o imóvel dos seus sonhos, mas, e antes disto? Deveríamos pensar mais sobre o tempo que leva para as imobiliárias entrarem em contato com clientes interessados.

Segundo estudos recentes, 81% das imobiliárias no Brasil demoram mais de 10 minutos para dar uma primeira resposta para um possível cliente.

Faça um exercício de empatia e pense: se você está interessado em um imóvel, imagine quanto tempo esperaria para que alguma pessoa te respondesse. Afinal de contas, precisa ser de interesse da imobiliária falar com você o mais rápido possível.

Sim, sabemos que a demanda é cada vez maior e que é muito difícil atender todos os clientes ao mesmo tempo. Porém, o que você tem feito para melhorar essa comunicação?

Todos recebemos ligações diariamente e nem sempre podemos atendê-las. É certo que clientes em  busca de um imóvel terão um pouco mais de atenção ao celular, mas pode ser que esta não seja a melhor solução. Muitas outras imobiliárias e agentes estarão ligando para eles.

Se você estiver no canal que ele mais utiliza e conversa diariamente com todo o mundo, esta comunicação será bem mais eficiente e produtiva.

Pense em quantas ligações você atendeu hoje e quantas mensagens já trocou no WhatsApp, por exemplo. A diferença é gritante.

Então, se o consumidor está no WhatsApp, você, enquanto empresa, também precisa estar! Se esse tema despertou o seu interesse, continue a leitura:

Como usar o Whatsapp para imobiliárias?

Sabemos agora que é importante estar onde seu cliente está, mas como podemos fazer para chegar lá mais rápido? Fazer o que os seus melhores concorrentes já estão fazendo! 

Diversas imobiliárias já estão revolucionando seu atendimento e aqui vão as 4 melhores dicas de como realizar tal feito utilizando o WhatsApp para comunicar com seus clientes da melhor forma.

1 – Centralizando todos os seus consultores 

É impossível (ou muito inconveniente) ler todas as negociações que são feitas no WhatsApp dos seus agentes imobiliários, e esta com certeza não é a maneira mais prática e menos invasiva de se acompanhar um trabalho ou remunerar seus agentes. 

Atualmente, existem plataformas que permitem centralizar todas o atendimento em um local. 

O BLiP, por exemplo, é uma excelente ferramenta para que você possa entender como seu atendimento anda: com um número só para toda sua empresa, é possível centralizar e rastrear os atendimentos feitos. 

O melhor é que cada consultor terá a visão somente daquele atendimento, resultando no conforto de saber que a negociação está sendo realizada somente por ele.

2 – Atendendo em todos os canais

Seu cliente não está somente no seu site e nem somente na sua empresa. Sinto lhe informar, mas ele está olhando o imóvel ideal em outros lugares também. A melhor ideia neste momento é estar no máximo de canais possível para que, quando ele for procurar por algum serviço, que seja o seu.

Facebook, site oficial, aplicativo, e principalmente WhatsApp. É importante que você o atenda no canal mais confortável para ele, transmitindo tranquilidade com a sua abordagem.

Neste momento, plataformas como o BLiP, desenvolvido pela Take, podem ajudar. 

3 – Automatizando contatos e facilitando vendas

Agora que você já centralizou seus atendentes e já está em todos os canais, que tal um pouco de inovação e automatização dos seus contatos? 

Você pode não ter ouvido falar ainda, mas nesta nova década os chatbots (robôs que enviam mensagens automáticas) estão causando a transformação digital que o mercado imobiliário tanto precisava. 

Lembra quando eu disse que temos o mesmo modelo de vendas e negociações de imóveis há pelo menos 30 anos? Com os contatos inteligentes feitos à partir de uma automatização, você não precisaria fazer toda a busca de informações tão manualmente. Criar uma conversa automatizada é simples, veja abaixo:

Com apenas duas perguntas o atendimento ao seu cliente fica mais eficiente, afinal, você sabe que ele quer negociar um aluguel e não uma venda. Você também sabe que ele ainda não está em negociação com nenhum dos consultores (e ainda um bônus por saber que ele precisa de um imóvel com 3 quartos e vaga na garagem).

Este é um pequeno exemplo dentre as inúmeras possibilidades que o BLiP oferece. 

Além do mais, imagine se seu cliente já negociou o imóvel e está morando em seu belo apartamento de 3 quartos, uma vaga na garagem, mas precisa agora do último boleto. Ele não acessa muito a caixa de e-mail e o contato que essa pessoa tem da imobiliária é o mesmo número da negociação.

Ao invés de ligar, seu cliente prefere o WhatsApp, pois é um canal muito mais rápido e prático para conversar. O que fazer? Mandar uma mensagem no número da imobiliária e pedir o boleto é a opção mais prática.

Com duas mensagens essa pessoa já tem o boleto em suas mãos, como na imagem abaixo:

Repare que o contato humano é feito somente quando solicitado, e isto nos trás à quarta e última vantagem sobre empresas que ainda não possuem contatos inteligentes.

4 – Divisão por times

Seu agente provavelmente não quer responder mensagens e ligações o tempo todo sobre clientes que já fecharam pedindo boletos, faturas, ou cópia de chaves, correto? 

Ao mesmo tempo, sabemos que você precisa de uma equipe para atendimento que não esteja relacionada à vendas. 

Por que não separar times que precisam focar em suas tarefas principais? Neste último exemplo, o atendimento era completamente voltado ao time financeiro e não mais comercial.

Mesmo que automatizado, você ainda pode deixar o atendimento humano especializado e pronto para atender demandas de seu costume. 

O atendimento por equipes poupa o tempo dos atendentes e agentes para focar naquilo que realmente importa. 

Viu como o WhatsApp para imobiliárias traz enormes benefícios? Você já está convencido que o BLiP revolucionará a forma como você se comunica com o seu cliente? Caso tenha restado dúvidas, saiba tudo sobre plataforma para construção e evolução de chatbots da Take.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: