WhatsApp para pequenas empresas: como utilizá-lo na comunicação e gestão?

WhatsApp para pequenas empresas

Os aplicativos de mensageira têm se tornado cada vez mais presentes na vida dos consumidores. De fato, ao longo do tempo as pessoas têm preferido interagir com as marcas via app, especialmente com o WhatsApp. Neste artigo, confira um pouco mais sobre WhatsApp para pequenas empresas.

Segundo a pesquisa Mensageria do Brasil – Fevereiro 2020, divulgada no Consumidor Moderno “das pessoas que já interagiram com marcas pelo WhatsApp, 77% o fazem para tirar dúvidas/pedir informações, 65% usam o app para receber suporte técnico, 61% para receber promoções e 54% para comprar produtos e serviços.” 

Foi percebido que, mesmo antes do lançamento do WhatsApp Business, as pessoas já usavam a plataforma como meio de comunicação para diversas atividades no âmbito comercial. Portanto, ainda que com menos funcionalidades, o WhatsApp já funcionava como um canal de divulgação, interação e vendas em pequenas empresas.

Porém, com o surgimento da “ferramenta Business”, essa comunicação se tornou mais otimizada e estratégica. entenda a seguir, como o WhatsApp pode ajudar pequenas empresas.

O que é WhatsApp Business

O WhatsApp Business foi um aplicativo desenvolvido com o objetivo de ser uma ferramenta que atendesse às necessidades de comunicação de pequenos empreendimentos

A sua interface é praticamente igual a do WhatsApp Messenger e suas possibilidades continuam sendo as mesmas: enviar mensagens de texto e áudio, encaminhar imagens, vídeos e gifs.

Porém, paralelamente às opções oferecidas no app convencional de mensagens, a versão business foi uma inovação para utilização do WhatsApp para pequenas empresas. Pois, além das suas atribuições comuns, ainda disponibiliza outras funcionalidades que são de muita utilidade para pequenos negócios. 

WhatsApp para pequenas empresas

Abaixo, estão os recursos encontrados na versão negócios do WhatsApp, que podem ser de grande ajuda e também algumas dicas de como usá-las da melhor forma possível na sua empresa.

Dados comerciais

Com a conta comercial você pode adicionar informações a respeito de seu empreendimento como: endereço (caso tenha uma loja física), horário de funcionamento, endereço de e-mail, site oficial e links para outras redes sociais.

Quanto mais completos estiverem esses dados, mais opções de canais seus consumidores terão acesso, trazendo assim, mais facilidade para encontrar seus produtos e serviços. Não apenas acesso aos produtos, mas também aos meios de comunicação com a sua marca para esclarecimento de dúvidas e obtenção de informações. 

Catálogo de produtos

Com a função catálogo, você pode exibir todos os seus produtos disponíveis. Ela funciona como uma vitrine virtual, incluindo a foto, descrição e preço de cada item. Também é possível mostrar a quantidade de produtos que ainda estão disponíveis no seu estoque.

Assim como os dados comerciais, também é importante sempre manter esses dados atualizados, para evitar qualquer tipo de solicitação de produtos que não façam mais parte da sua lista de artigos. 

Localização

Com o aumento da procura por entregas, a função localização é bastante proveitosa para delivery. Quando o recurso de localização em tempo real é ativado, você informa para o seu cliente onde a mercadoria está, que acompanha em tempo real o percurso do seu pedido

Portanto, se você trabalha com entregas, essa ferramenta do WhatsApp para pequenas empresas também deve ser aproveitada, para que o seu cliente não fique ansioso no que diz respeito à localização da sua encomenda e tenha maior satisfação com o seu serviço de entrega.

Etiquetas

A classificação de contatos e mensagens por etiquetas é um meio criado para a organização de seus clientes e pedidos. Com ele, você pode adicionar uma cor para cada tipo de público que interage com a sua marca ou uma cor para os diferentes pedidos.  

Respostas automáticas

Outro recurso muito importante do WhatsApp para pequenas empresas é a possibilidade de criação de respostas automáticas. Um botão chamado “enviar mensagem de ausência” pode ser acionado e, com ele, você pode criar uma mensagem automática para quando um consumidor entrar em contato com a sua empresa fora do horário de atendimento.

Pois, sabendo que responder rapidamente é algo esperado por quem solicita um atendimento, configurando essa mensagem, seus clientes não ficarão sem respostas, ainda que uma pessoa não possa atender naquele momento. 

WhatsApp para pequenas empresas

Estatísticas

Para te ajudar a entender como está sendo sua comunicação e a experiência do seu cliente via WhatsApp, o app oferece uma aba sobre estatísticas. Nela, você terá acesso a quantidade de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas. Com esses dados, você consegue investigar se sua interação está sendo efetiva

Por exemplo, das mensagens enviadas, quantas foram entregues? Caso muitas mensagens não estejam sendo entregues, pode ser que sua base precise ser atualizada, com os dados corretos de seus clientes.

Ou ainda, se das mensagens enviadas muitas delas não estão sendo lidas. Uma das hipóteses é de que pode ser que suas mensagens não estão sendo interessantes ou suficientemente chamativas para que o cliente continue uma conversa. Olhando para essas estatísticas, diversas suposições podem ser feitas e, a partir delas, o modo de se comunicar pode se tornar cada vez melhor.

Como implementar o WhatsApp Business

Para começar a usar essa versão do WhatsApp para pequenas empresas é só baixar o app, que está disponível para Android e iOS. Fazendo isso, a sua conta individual do aplicativo não será comprometida, pois são duas plataformas diferentes que podem ser usadas simultaneamente.

É importante seguir as orientações acima, especialmente no que diz respeito aos dados que você irá fornecer para a ferramenta. Pois, inicialmente, sua conta receberá um título de “conta comercial”. Esse é o tipo de conta a qual você se enquadra apenas por estar usando o Whatsapp Business.

Com suas informações completas, o sistema pode identificar sua conta como “confirmada”. Isso significa que o telefone informado no seu perfil foi comprovado como o telefone da sua empresa. 

Outra possibilidade é da sua conta ser “verificada”. Neste caso, a plataforma entende que a sua conta pertence a uma marca autêntica. 

Esses níveis de classificação são determinados pela própria plataforma do WhatsApp, ou seja, o usuário não tem controle sobre quando isso acontecerá. Entretanto, você pode contribuir para que isso aconteça, por meio de atualização de seus dados e uso dos recursos do WhatsApp Business.

Agora que você conhece sabe da importância do WhatsApp Business para pequenas empresas, descubra como o aplicativo permite um atendimento escalável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: