Cases de Chatbot que estão revolucionando a comunicação

O uso de chatbots transforma grandes desafios em sucessos incríveis para as marcas. Como? Confira 9 casos de uso de chatbot para empresas:
Redução de custos, atendimento otimizado, mais vendas, engajamento e feedbacks positivos dos usuários. Grandes marcas já deram um passo à frente. E você, está pronto para dar o seu?

Cases de Sucesso

Chatbot para Rock in Rio

O chatbot de um evento é um sistema vivo. É impossível prever o que pode acontecer, e esse é o principal motivo para usar essa solução.

Como garantir que um evento reconhecido pelas experiências que traz ao público ofereça esse diferencial também na internet? E quando esse evento é um dos maiores festivais de música do mundo, com um nome que carrega o peso de uma história extremamente bem-sucedida?

Esse foi o cenário que a Take encontrou ao desenvolver o Roque, um chatbot no Facebook Messenger de engajamento para o Rock in Rio. O Roque podia ser consultado sobre diversas informações do evento, como onde retirar ingressos, qual o horário dos shows, setlists, entre outros.

O sucesso foi tamanho que o Roque interagiu, em um único dia, com mais de 10 mil usuários. Um ótimo exemplo de chatbot que vai além do atendimento e das vendas!


Chatbot para Rock in Rio

Chatbot especial para a Black Friday

O Bahianinho encaminhou as melhores ofertas da rede para os consumidores pelo Facebook Messenger!

No fim do ano, milhares de consumidores querem aproveitar as promoções para comprar o que precisam. Eles pesquisam pelos melhores descontos da Black Friday na internet, mas se deparam com variadas ofertas e têm dificuldade de localizar as melhores.

Para facilitar a vida dos compradores de plantão, a Casas Bahia, numa parceria com a Take, lançou um chatbot para envio das melhores ofertas de Black Friday.

Mas como funcionou esse chatbot no Messenger? A partir das escolhas do usuário, o Bahianinho era capaz de enviar produtos específicos e relevantes para o cliente, facilitando o processo de compras. No primeiro ano de uso de chatbots para a Black Friday, durante a semana toda, mais de 77 mil usuários conversaram com o Bahianinho, sendo que 70% deles se engajaram na conversa.

Chatbot especial para a Black Friday

Serviço multicanal para Cemig

Uma parceria de longa data que ainda gera grandes resultados, para a empresa e para os consumidores.

Oferecer energia (e atendimento de qualidade) a mais de 30 milhões de pessoas sempre foi o principal desejo e desafio da Cemig, a companhia energética de Minas Gerais. Por isso, a empresa disponibiliza diferentes canais de atendimento: presencial, via telefone, e-mail, SMS, aplicativo e redes sociais.

A empresa enfrentava custos altos e precisava otimizar seu atendimento. Assim, a Take criou o Cemig Torpedo via SMS em 2011 e o app Cemig Atende em 2014. Com custo de atendimento via SMS 94% menor que o telefônico, nossa parceria já rendeu à empresa uma economia de R$8 milhões em um ano, e o número de atendimentos cresce exponencialmente até hoje.

Em 2018, a Cemig foi a primeira cliente da Take a atender, com chatbots, pelo WhatsApp em fase piloto, onde seu volume de usuários cresceu 20x em apenas dois meses de lançamento e 95% das solicitações de clientes foram resolvidas.

Serviço multicanal para Cemig

Chatbot para Localiza Hertz

Lançamos o primeiro chatbot brasileiro para reserva e locação de veículos!

A maior rede de aluguel de carros da América do Sul precisava inovar e facilitar a experiência de seus consumidores.

Para solucionar esse desafio, a Take criou um chatbot para Facebook Messenger que permite que os usuários façam, alterem e cancelem reservas de carros, além de poderem escolher todas as especificações do veículo escolhido via chat. Um ótimo caso de uso de chatbot que poupa o tempo do consumidor e diminui os custos do atendimento para a empresa. São transações completas realizadas com mais simplicidade e rapidez!

Chatbot para Localiza Hertz

Chatbot para espalhar amor em forma de gelato

No Dia dos Namorados, o estoque especial de gelatos da Bacio di Latte, previsto para o mês inteiro de junho, acabou.

O motivo? Uma promoção de distribuição de “gelatos elegantes” via chatbot no Facebook Messenger - criado pela Take. Ao interagir com o bot, os usuários podiam criar uma mensagem personalizada para seus cônjuges, namorados(as), “crushes” e até mesmo amigos ou familiares. As pessoas podiam distribuir gratuitamente quantos vouchers quisessem, e quem recebesse podia buscar um gelato grátis na loja no dia 12/06/18.

Como resultado, mais de 1 milhão de pessoas foram impactadas pela promoção via Facebook Ads, que as direcionava ao bot. Foram mais de 64 mil vouchers e mais de 3 toneladas de gelato distribuídos. Este case de chatbot foi um sucesso com o público! Dessa forma, a Bacio di Latte gastou cerca de 50% menos com mídia do que no Dia das Mães.

Chatbot para espalhar amor em forma de gelato

Chatbot para a Semana do Cliente Pontofrio

Com forte atuação digital, o Pontofrio queria estreitar ainda mais a relação com seus consumidores.

Pensando nisso, a Take desenvolveu o chatbot, idealizado pelo marketing da Via Varejo e pela agência Y&R, para envio de dicas e frases que deveriam ser traduzidas no “código secreto de emojis”. Quem acertava a sequência de emojis ganhava os produtos mais desejados e campeões em busca no site, loja e app do Pontofrio: cafeteiras, celulares, notebooks, refrigeradores e até televisores.

Durante uma semana, os clientes podiam adivinhar as frases quantas vezes quisessem. Elas ficavam disponíveis no Messenger do Pontofrio por 24 horas, ou até que alguém acertasse. Os resultados? Quase 10 milhões de mensagens trocadas, mais de 200 mil pessoas conectadas e mais de 400 mil comentários nas redes sociais - e o objetivo de marcar a memória e empoderar os clientes nessa semana tão importante mais do que cumprido. Com certeza um dos casos de uso de chatbots mais criativos!

Chatbot para a Semana do Cliente Pontofrio

Contato oficial da Recovery no WhatsApp

A empresa usa o canal para renegociar dívidas de milhares de pessoas.

A Recovery é especializada em gestão e administração de créditos em atraso. A empresa atua desde 2000 e sempre teve o desejo de se aproximar de seus clientes para garantir negociações seguras, simples e amigáveis.

Assim, para reduzir o atendimento via call center e ter um canal digital inovador, a empresa procurou a Take para criar seu contato oficial no WhatsApp.

Com o auxílio da nossa plataforma BLiP, a Recovery já conseguiu automatizar 96% de suas conversas no WhatsApp com chatbots, enviando 2ª via de boletos de maneira automática e realizando atendimento humano para tirar dúvidas. Em menos de 1 ano, a Recovery já formalizou mais de 56 mil acordos com valor total de R$ 36 milhões via WhatsApp.

Contato oficial da Recovery no WhatsApp

Chatbot que auxilia o dia-a-dia de pacientes com câncer

Para o Grupo OncoClínicas, os pacientes são o centro de tudo. E a chatbot Charlott surgiu para melhorar a vida deles.

O Grupo OncoClínicas é considerado um dos maiores e mais respeitados grupos de oncologia, hematologia e radioterapia da América Latina.

O maior desafio no tratamento oncológico, principalmente quando o paciente não está na clínica, é o engajamento. Pensando nisso, o bot feito pela Take, que funciona dentro do app Meu Di@, monitora e registra a evolução do tratamento dos pacientes.

Seu objetivo é avaliar os sintomas da pessoa, entender como ela está se sentindo e, a partir disso, passar uma recomendação do grupo.

Chatbot que auxilia o dia-a-dia de pacientes com câncer

Assistente de voz nas eleições para presidente

O G1 Eleições trouxe informações para o público sobre os candidatos à Presidência em 2018

Primeiro produto da integração da nossa plataforma BLiP com o Google Assistente, o G1 Eleições apresentou informações e notícias sobre os principais candidatos das eleições presidenciais de 2018.

Para acessá-lo, era só abrir o aplicativo do assistente de voz no celular e dizer “Falar com o G1 Eleições”. O serviço reunia os resultados das últimas pesquisas de intenção de voto, a opinião de candidatos sobre assuntos importantes e até esclarecimentos sobre notícias falsas e boatos investigados pela equipe do “Fato ou Fake”.

Uma inovação que ajudou os brasileiros a tomarem decisões com mais dados e recursos, numa época importante para a população do país.

Assistente de voz nas eleições para presidente
Gostou dos nossos exemplos? As possibilidades de uso de chatbot são incríveis! Conheça mais sobre essa tecnologia e entenda como a Take pode levar sua empresa além.
QUERO CONVERSAR